homem de costas andando em direção a tokenização do mercado financeiro
Shutterstock

Que a tokenização é um processo que consiste em converter um ativo em um token digital, permitindo que ele seja negociado em uma blockchain, você já sabe.

Mas ela vai muito além disso e essa tecnologia está mudando radicalmente a forma como as transações financeiras são feitas e devemos estar entusiasmados em fazer parte dessa revolução.

Publicidade

No passado, os ativos eram negociados em bolsas de valores físicas, o que significava que as transações eram limitadas a um grupo relativamente pequeno de investidores. Com a tokenização, qualquer pessoa com acesso à internet pode investir em ativos financeiros, incluindo ações, imóveis e commodities, sem as barreiras tradicionais de investimento.

A tokenização também torna as transações mais seguras e transparentes, eliminando a necessidade de intermediários e aumentando a eficiência do processo de investimento. Por exemplo, quando um investidor comprar uma ação tokenizada, a transação será registrada em uma blockchain, o que garante que a propriedade do ativo seja clara e imutável.

Na Liqi, por exemplo, estamos comprometidos em trazer a tokenização para o mercado financeiro e permitir que mais pessoas possam se beneficiar dessa tecnologia. Estamos trabalhando em parceria com empresas de diferentes setores e com diferentes interesses para desenvolver soluções de tokenização que atendam às necessidades de nossos clientes.

Nosso objetivo é democratizar o acesso aos investimentos e tornar o mercado financeiro mais justo e inclusivo. Acreditamos que a tokenização é uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo e estamos empolgados em liderar essa transformação.

Publicidade

Investimentos mais acessíveis

Exatamente porque o modo de funcionamento dos tokens pode tornar os investimentos mais acessíveis e inclusivos para pessoas de todo o mundo. Através da tokenização, é possível fragmentar ativos em pequenas partes, permitindo que investidores com diferentes níveis de capital possam adquirir uma fração do ativo.

Isso é especialmente importante para ativos que tradicionalmente requerem altos níveis de capital, como imóveis comerciais ou obras de arte de alto valor. Com a tokenização, esses ativos podem ser divididos em tokens menores, permitindo que investidores com menor capital possam investir neles.

E também para que as alternativas de investimentos sejam ainda mais variadas. Não só com os ativos que antes eram inacessíveis, mas a partir da oferta de novos ativos que antes simplesmente não eram uma possibilidade.

Um exemplo fácil desses tipos de ativos são os tokens de mecanismo de solidariedade, que simplesmente não eram uma opção para nenhum investidor até que o blockchain e a tokenização mudaram esse cenário. Imagine daqui para frente todas as possibilidades!

Publicidade

Liquidez com rapidez e facilidade

Além disso, a tokenização também pode tornar os investimentos mais líquidos, permitindo que os investidores comprem e vendam ativos com mais facilidade e rapidez.

Isso é particularmente importante para ativos que normalmente levam muito tempo para serem vendidos, como imóveis ou participações em empresas, ou para empresas ou pessoas que precisam captar capital com mais agilidade.

A tokenização também oferece novas oportunidades para a captação de recursos, permitindo que os players interessados levantem capital de uma base mais ampla de investidores.

Tudo isso sem a obrigação de depender de bancos ou investidores institucionais, as empresas podem emitir tokens para um grupo mais diversificado de investidores.

Por fim, a tokenização pode oferecer benefícios significativos em termos de segurança e transparência. Os tokens são registrados em uma blockchain, o que significa que todas as transações são transparentes e imutáveis. Isso reduz o risco de fraude e aumenta a confiança dos investidores no mercado.

Publicidade

Futuro do mercado financeiro

Em conclusão, a tokenização é uma tecnologia inovadora que está transformando a forma como os ativos são negociados e investidos no mercado financeiro, assim como diversos serviços e processos de outros setores.

Ela oferece uma série de benefícios, desde a fragmentação de ativos em tokens menores até a melhoria da segurança e transparência das transações.

Com a tokenização, os investimentos podem ser mais acessíveis, líquidos e inclusivos, permitindo que investidores de todo o mundo participem do mercado financeiro.

Acreditamos que a tokenização é o futuro do mercado financeiro e estamos animados para ver como essa tecnologia continuará a evoluir e mudar a forma como os investimentos são feitos.

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade.

VOCÊ PODE GOSTAR
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Imagem da matéria: Caitlyn Jenner promove sua própria memecoin, mas comunidade suspeita de hackers

Caitlyn Jenner promove sua própria memecoin, mas comunidade suspeita de hackers

Memecoin de Caitlyn Jenner já vale quase US$ 30 milhões, mas o mercado ainda tem dúvidas sobre a veracidade do ativo
Imagem da matéria: FIT21: Conheça o projeto de lei que promete transformar a regulação das criptomoedas nos EUA

FIT21: Conheça o projeto de lei que promete transformar a regulação das criptomoedas nos EUA

Aprovado na Câmara esta semana, o projeto FIT21 visa regular o setor de criptomoedas dando segurança para consumidores e estimulando empreendedores
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização