Imagem da matéria: Microsoft testa integrar uma carteira de criptomoedas ao navegador Edge
Foto: Shutterstock

A Microsoft pode não ser o primeiro nome que vem à mente quando se trata de blockchain. Ainda assim, a empresa experimentou a tecnologia por muitos anos.

De acordo com capturas de tela compartilhadas no Twitter por “Albacore”, pseudônimo de um pesquisador de software da Europa, a Microsoft adicionou um código que integraria uma carteira de criptomoedas não custodial ao navegador Edge padrão da empresa.

Publicidade

As capturas de tela compartilhadas por Albacore mostram uma interface de usuário para uma carteira de criptomoedas, um explorador de aplicativos descentralizados, um feed de notícias e a capacidade de comprar criptomoedas por meio da Coinbase e MoonPay. O aprimoramento “já está embutido” nas versões recentes do navegador Microsoft Edge, mas está oculto e não pode ser acessado pelos usuários.

Albacore adverte que a Microsoft constrói e testa muitas coisas que nunca chegam a ser lançadas de fato.

“[O] time Edge é o rei de jogar todas as coisas imagináveis na parede e ver se gruda”, disse o pesquisador. “A lista de recursos de truques obsoletos que eles tentaram e eventualmente removeram é bastante longa.”

Mesmo assim, Albacore diz que a carteira Edge funciona corretamente.

“Considerando que consegui usá-la muito bem, imagino que um lançamento não esteja fora de questão”, disse ele ao Decrypt. “[Eu] esperaria que, se fosse um pequeno teste, eles não se importassem em implantar os serviços na produção.”

Carteiras cripto em navegadores

O primeiro navegador da Microsoft, o Internet Explorer, foi lançado em 1995, no mesmo ano em que o navegador Opera foi lançado. Mas enquanto a Microsoft descontinuou o Internet Explorer no ano passado em favor do Edge, o Opera criou diferentes iterações de seu navegador e incorporou uma carteira cripto e conexão para dapps em seu Opera Crypto Browser.

Publicidade

O Albacore acredita que a incursão da Microsoft em carteiras cripto pode ser uma tentativa de oferecer produtos semelhantes ao rival mais próximo do Opera, o Brave Browser, o navegador com foco na privacidade que também fornece funcionalidade Web3.

“Acho que eles podem estar avaliando se mais bits do conjunto de recursos do Brave são algo que uma parte da base de usuários apreciaria”, disse Albacore.

Brave adicionou suporte para a blockchain da Solana em seu navegador de desktop em maio passado. No início deste mês, o navegador expandiu a funcionalidade de sua carteira de autocustódia, permitindo que os usuários comprassem e vendessem criptomoedas sem precisar sair da Brave Wallet integrada.

Além de seus próprios designs de blockchain, a Microsoft também trabalhou com outros para entrar nessa indústria emergente, inclusive liderando uma rodada estratégica de US$ 20 milhões no Space and Time, uma empresa de armazenamento de dados da Web3, em setembro.

Publicidade

A Microsoft não confirmou nenhum aspecto do desenvolvimento de sua carteira de criptomoedas Edge.

“Na Microsoft, testamos regularmente novos recursos para explorar novas experiências para nossos clientes”, disse um porta-voz da empresa ao Decrypt em uma resposta por e-mail. “Estamos ansiosos para aprender e coletar feedback dos clientes, mas não temos mais nada para compartilhar neste momento.”

 * Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin sob nota de dinehiro da nigéria

Tensão entre Binance e Nigéria escala após CEO acusar governo de suborno de R$ 770 mi

Funcionário do governo nigeriano disse que alegações são infundadas e que disputa contra Binance deve ser resolvida na Justiça
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Wells Fargo dos EUA e a Metaplanet do Japão anunciaram novos investimentos no Bitcoin
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização
Imagem da matéria: Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ryan Salame foi um dos executivos da FTX que coordenaram a doação de milhões para campanhas políticas usando dinheiro dos clientes