Imagem da matéria: Coinbase lança contratos futuros de Solana e Hedera nos EUA
Foto: Shutterstock

Na terça-feira (18), a Coinbase informou que sua exchange de derivativos passou a oferecer contratos futuros para Solana (SOL) e Hedera (HBAR), ampliando sua gama de produtos para abranger mais criptomoedas, em meio a pedidos pendentes de ETFs à vista nos EUA.

Regulada pela CFTC, a Coinbase afirmou em um post no blog que a divisão de derivativos da exchange agora oferece contratos futuros para um total de 19 ativos, incluindo Dogecoin, Litecoin e ouro, entre outras altcoins.

Publicidade

Solana, Hedera, Dogecoin e Litecoin fazem parte de uma corrida emergente entre empresas de cripto e serviços financeiros tradicionais para atender à crescente demanda por produtos de investimento focados em cripto.

Nas últimas semanas, essas empresas apresentaram uma série de pedidos para ETFs à vista de cripto, impulsionadas pelas políticas mais favoráveis ao setor na nova administração de Donald Trump.

Na semana passada, a SEC começou a analisar pedidos de ETFs de Solana. As aprovações podem expandir as opções de investimento para investidores de varejo e institucionais nos EUA, indo além de Bitcoin e Ethereum.

O prazo da SEC para essas aplicações pode ser estendido por até 240 dias. No entanto, o cronograma regulatório começa com um período de análise de 21 dias, o que significa que uma decisão inicial pode ser tomada já no próximo mês.

Publicidade

A conexão entre os novos contratos futuros da Coinbase e a CFTC é significativa. Em um processo movido contra a Coinbase em 2023, a SEC alegou que Solana era negociada em sua plataforma como um valor mobiliário e, portanto, deveria estar sujeita às regras e exigências de divulgação da SEC.

Com a renúncia do ex-presidente da SEC e crítico das criptos, Gary Gensler, a agência está reconsiderando sua abordagem ao setor de ativos digitais. A ação contra a Coinbase foi suspensa até que um tribunal superior analise o caso, em meio a decisões conflitantes sobre ativos digitais. Enquanto isso, a SEC se comprometeu a trabalhar para estabelecer regras mais claras para cripto em parceria com a CFTC sob a nova liderança.

A capacidade da Coinbase de oferecer produtos futuros regulamentados para Solana pode influenciar a decisão da SEC. Ao aprovar ETFs à vista de Ethereum e Bitcoin, a SEC considerou a existência de um mercado futuro regulamentado como um fator para mitigar riscos de fraude e manipulação de mercado.

“Todos os ETPs [produtos negociados em bolsa] baseados em commodities tiveram um mercado futuro regulamentado”, disse Matt Hougan, CIO da Bitwise, ao Decrypt no início deste mês.

Publicidade

Com a mudança de postura da SEC em relação às criptos, a regulamentação dos futuros de Solana nos EUA pode não ter um grande impacto, segundo Gabe Shelby, chefe de pesquisa da CF Benchmarks.

A empresa fornece taxas de referência para derivativos de Bitcoin e Ethereum em plataformas regulamentadas pela CFTC, como a Chicago Mercantile Exchange. Shelby avaliou que o modelo da SEC para aprovar ETFs de cripto pode estar mudando.

“É muito provável que cheguemos a um ponto em que um mercado futuro regulamentado não seja totalmente necessário para lançar tokens adicionais”, afirmou. “Essa é uma possibilidade real com esse novo cenário regulatório.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Brasil quer usar blockchain para facilitar pagamentos no Brics

Brasil quer usar blockchain para facilitar pagamentos no Brics

Na presidência do Brics, Brasil quer criar sistema com blockchain para melhorar pagamentos internacionais, mas teme represália dos EUA
Moeda de Bitcoin semienterrada à frente de bandeira da Etiópia

Energia barata faz Etiópia viver boom da mineração de Bitcoin

Levantamento diz que custo para gerar 1 BTC no país africano é de US$ 10 mil
Imagem da matéria: Microsoft alerta sobre trojan de malware que tem como alvo as carteiras MetaMask, Phantom e Coinbase

Microsoft alerta sobre trojan de malware que tem como alvo as carteiras MetaMask, Phantom e Coinbase

Malware pode monitorar continuamente o conteúdo da área de transferência, procurando informações como chaves de criptomoedas e senhas
Imagem da matéria: Converge, blockchain compatível com Ethereum, busca repensar a economia cripto para Wall Street

Converge, blockchain compatível com Ethereum, busca repensar a economia cripto para Wall Street

Nova blockchain compatível com Ethereum que usará stablecoins em vez de criptoativos nativos para pagar taxas de transação