Cofundador da Solana critica anúncio excluído: “Ainda está corroendo minha alma”

“É mesquinho e ataca um grupo marginalizado”, disse Anatoly Yakovenko em um tuíte compartilhado pela Solana Foundation
Imagem da matéria: Cofundador da Solana critica anúncio excluído: "Ainda está corroendo minha alma"

Criador da Solana, Anatoly Yakovenko (Foto: Divulgação)

O fundador da Solana, Anatoly Yakovenko, se pronunciou na quarta-feira (19) sobre o anúncio agora excluído “America Is Back—Time to Accelerate” (“A América Está de Volta—Hora de Acelerar”), que foi compartilhado na conta oficial da Solana no X na segunda-feira (17).

O anúncio, que apresentava temas de patriotismo americano misturados com mensagens políticas de direita, recebeu uma reação negativa considerável de alguns setores da comunidade cripto devido ao seu aparente comentário sobre diversidade de gênero. Yakovenko afirmou que deveria ter se manifestado mais firmemente sobre o anúncio desde o início das críticas.

Publicidade

“O anúncio foi ruim, e isso ainda está corroendo minha alma. Tenho vergonha de tê-lo minimizado em vez de simplesmente chamá-lo pelo que é — mesquinho e atacando um grupo marginalizado”, postou Yakovenko, CEO da Solana Labs. “Farei o que for possível para garantir que a Solana Foundation continue focada em sua missão de descentralização e desenvolvimento de software de código aberto, e fique fora das guerras culturais.”

Embora muitos tenham criticado duramente o anúncio, a reflexão de Yakovenko foi recebida com respostas majoritariamente positivas. “Admiro o fato de você assumir isso diretamente”, disse o investidor e empreendedor de destaque Sam Lessin. Outros chamaram a postagem de “liderança real” e expressaram respeito por ele “assumir a responsabilidade e reconhecer publicamente um erro.”

Enquanto Yakovenko tem se disposto a falar sobre o anúncio, a Solana Foundation permaneceu em silêncio sobre seu lançamento e subsequente remoção, não tendo feito nenhuma declaração pública desde segunda-feira.

No entanto, a conta Solana no X, administrada pela Solana Foundation, republicou a mensagem de Yakovenko para seus 3,3 milhões de seguidores na quarta-feira.

Publicidade

Os representantes da Fundação não responderam aos pedidos de comentário do Decrypt desde a remoção do anúncio.

A Solana Foundation, criada em 2020, foi fundada com a missão de “promover a adoção de tecnologias descentralizadas como um bem público.” Na época, recebeu toda a propriedade intelectual da Solana Labs e assumiu o foco inicial de “expandir e desenvolver o ecossistema do protocolo Solana.”

O token SOL subiu mais de 7% nas últimas 24 horas, sendo cotado a US$ 133. A sexta maior criptomoeda por capitalização de mercado ainda acumula uma queda de quase 25% nos últimos 30 dias.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.