Imagem da matéria: Manhã Cripto: Solana exclui anúncio controverso após reação negativa da comunidade
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A blockchain Solana removeu seu anúncio “America is Back—Time to Accelerate” após intensa crítica da comunidade cripto no X, com classificações como “ofensivo”, “constrangedor” e “divisivo”.

O token nativo SOL registra nesta terça-feira (18) uma queda de 3,4%, sendo vendido a US$ 124,51. Outras quedas fortes são vistas em XRP (-3%), Cardano (-2,4%) e Dogecoin (-3,5%).

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Bitcoin (BTC) tem queda de 0,9% e é vendido a US$ 82.716, com o Índice de Preço do Bitcoin (IPB) em R$ 472.720. O Ethereum (ETH) cai 1,1% e é cotado em US$ 1.895.

Única alta entre as dez maiores criptomoedas é da Tron (TRX), que sobe 4% e é vendida a US$ 0,2235.

O anúncio da Solana, agora excluído, foi publicado na segunda-feira (17), alguns minutos antes do meio-dia em Nova York, e acumulou mais de 1,4 milhão de visualizações até o anoitecer. A postagem apresentava temas patrióticos e uma aparente mensagem política, especialmente contra a diversidade de gênero.

O que chamou a atenção da comunidade cripto foi uma cena no vídeo onde um jovem, supostamente passando por terapia para a “síndrome do pensamento racional”, dizia a seguinte frase: “Eu quero inventar tecnologias, não gêneros”.

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A Solana não respondeu aos pedidos de comentário do Decrypt sobre o assunto e, até o momento, não fez uma declaração oficial sobre a remoção do anúncio.

Embora o vídeo tenha sido apagado, vários usuários o republicaram no X.

“Isso pode ser o conteúdo mais tóxico que já consumi. É como os anúncios da Coinbase, se tivessem sido criados por um incel que não sai do porão há anos”, escreveu Tyler Bench, CRO da plataforma de governança on-chain Tally.xyz.

O polêmico anúncio reflete as crescentes tensões dentro do espaço cripto em relação a mensagens políticas, com críticos argumentando que ele contradiz os valores fundamentais da indústria, como neutralidade e inclusão global.

Anneri van der Merwe, líder de produto na Base, criticou o anúncio por errar o alvo.

“Ofensivo, constrangedor e apelativo. A Base é para todos. Solana adotou a frase ‘é para todos’ na semana passada também. Esse anúncio mostra que ainda há um longo caminho para realmente abraçar esse ethos”, afirmou van der Merwe no X.

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Outras figuras do setor expressaram decepção semelhante. Adam Cochran, parceiro da Cinneamhain Ventures, questionou o julgamento por trás da criação do vídeo.

“O ‘vírus mental’ que infectou o país é esse estranho círculo vicioso no Vale do Silício, onde as pessoas estão convencidas de que foram oprimidas e acham que isso é legal ou provocador”, opinou Cochran.

Mentor Reka, CEO do protocolo DEX Avnu.Fi, atribuiu o tom do anúncio a uma estratégia deliberada de busca por atenção.

“Esse pode ser o anúncio menos inventivo da Solana até hoje. Eles claramente optaram por chamar a atenção acima de TUDO e, bem… missão cumprida, eu acho”, disse Reka.

Até mesmo o cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, se distanciou da campanha, sugerindo em uma postagem que o anúncio anterior da empresa, estrelado por Maren, era melhor.

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Alguns observadores sugerem que o anúncio pode ter sido intencionalmente criado como um “rage bait” (isca de ódio), uma estratégia de marketing que gera engajamento por meio da controvérsia, mas que corre o risco de alienar uma parte significativa da comunidade cripto global.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

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