Imagem da matéria: Citigroup cria divisão para gestão de grandes fortunas de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Citigroup, gigante de Wall Street, anunciou aos seus clientes na quinta-feira (24) que criou uma nova equipe de ativos digitais que vai focar exclusivamente no mercado de criptomoedas e blockchain. Batizado de ‘Digital Assets Group’, a nova empreitada da companhia vai estar atrelada à sua unidade de gestão de fortunas, Citi Global Wealth Investments, disse o The Block, que obteve acesso a um memorando interno da instituição.

Segundo o documento, o Citigroup disse que o novo produto é fruto de um olhar mais inspirador da instituição ao mercado de criptomoedas, da tokenização e da tecnologia blockchain.

Publicidade

O memorando diz que o novo negócio com criptomoedas será comandado pelos co-diretores de ativos digitais do Citi Global Wealth Investments, Alex Kriete e Greg Girasole, que estão na empresa há vários anos — 10 anos e seis anos respectivamente.

Kriete e Girasole vão colocar seus esforços em suas parcerias funcionais e nas equipes mais amplas de Capital Markets e Citi Investment Management para desenvolver uma proposta de valor robusta e escalonável.

Citigroup e moedas digitais

Apesar de o Citigroup agora fazer parte de um grupo de grandes instituições que teve iniciativa interna para ajudar seus ricos clientes de gestão de fortunas a acessar o mercado de criptomoedas, a companhia tem um histórico com o setor.

Em junho do ano passado, por exemplo, participou de um teste piloto de blockchain completo da Vanguard, gigante americana na gestão de ativos. A solução usada foi da startup Symbiont, que o Citi é um dos investidores.

Publicidade

Alguns meses depois, o então CEO do Citi para a Europa e África, Michael Corbat, revelou em uma entrevista que o Citi estava ajudando vários governos no desenvolvimento de suas moedas digitais. Na época ele disse que as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) são “inevitáveis”.

Ainda segundo o The Block, em maio deste ano, o gerente global do Citigroup, Itay Tuchman, disse em uma reportagem que a companhia  estava explorando a possibilidade de oferecer um novos produto a seus clientes, sem confirmar, porém, se seria ou não vinculado ao mercado de criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Memecoin inspirada em briga entre Trump e Musk estreia com alta de 73%

Memecoin inspirada em briga entre Trump e Musk estreia com alta de 73%

Discussão entre Elon Musk e o presidente Trump gerou um meme depreciativo e a criação da memecoin Kill Big Beautiful Bill (KBBB)
moeda de bitcoin em meio a codigos de computador

Devs do Bitcoin Core chegam a consenso e aumentarão limite do OP_RETURN; entenda

A versão do Bitcoin Core 30.0 será lançada em outubro com aumento de 80 bytes para quase 4 MB para o OP_RETURN
Imagem da matéria: ChatGPT sai do ar ao redor do mundo; entenda o que aconteceu

ChatGPT sai do ar ao redor do mundo; entenda o que aconteceu

O ChatGPT sofre uma interrupção global de 4 horas, afetando milhões de usuários
Imagem da matéria: Trump vai lançar sua própria carteira de criptomoedas

Trump vai lançar sua própria carteira de criptomoedas

Uma carteira cripto oficial com a marca do presidente Trump está sendo lançada em conexão com sua memecoin na Solana e a plataforma Magic Eden