Imagem da matéria: Citi permitirá que clientes institucionais usem blockchain privada para transferir ativos
Foto: Shutterstock

O gigante bancário de investimento Citigroup anunciou nesta segunda-feira (18) o lançamento de um serviço de tokens digitais para instituições.

Segundo o banco, o produto Citi Token Services usa blockchain e tecnologia de contratos inteligentes para permitir que seus clientes institucionais enviem dinheiro através de fronteiras rapidamente. A tecnologia usará uma blockchain privada, o que é diferente do Bitcoin ou Ethereum, que são redes públicas.

Publicidade

O grupo disse ainda que o Citi Token Services fornecerá soluções automatizadas de financiamento comercial 24 horas por dia, sete dias por semana.

“As tecnologias de ativos digitais têm o potencial de atualizar o sistema financeiro regulamentado, aplicando novas tecnologias aos instrumentos jurídicos existentes e aos quadros regulamentares bem estabelecidos”, disse o chefe global de serviços do Citi, Shahmir Khaliq, em comunicado.

A ideia, segundo o Citi, é agilizar o processo de realização de grandes transações por meio da digitalização de garantias bancárias e cartas de crédito no ecossistema de trade finance.

O banco trabalhou com a empresa de logística integrada Maersk em um piloto para ver como funcionaria no setor de transporte marítimo, disse o comunicado do Citi. O setor de transporte marítimo pode ser um desafio para os bancos, pois a cobrança de pagamentos e o processamento de transações podem ser difíceis e complexos.

Publicidade

O Citi afirmou que a tecnologia usada no piloto “deverá reduzir o tempo de processamento de transações de dias para minutos”.

A gerente regional de tesouraria da Maersk para as Américas, Marie-Laure Martin, acrescentou: “Estamos satisfeitos por ter colaborado com o Citi nos pilotos bem-sucedidos para a solução de garantia usando tokens digitalizados e contratos inteligentes”.

O Citi Token Services também foi aplicado a um piloto global de gestão de caixa, permitindo que seus clientes institucionais transfiram liquidez entre agências do Citi 24 horas por dia, 7 dias por semana, acrescentou o banco.

Num relatório de março, o Citi disse que o mundo dos ativos digitais estava se aproximando de um “ponto de inflexão” e que a adoção de cripto será impulsionada principalmente pela ascensão das moedas digitais de banco central (CBDCs) e pela tokenização de ativos do mundo real.

*Traduzido por Rodrigo Tolotti com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Troca de farpas entre Elon Musk e ministro do STF levanta possibilidade de suspensão do X/Twitter no país
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance é transferido para prisão subterrânea na Nigéria 

A Justiça transferiu Tigran Gambaryan para presídio após fuga de seu colega da Binance que também estava detido na Nigéria
Imagem da matéria: Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

O halving, que ocorre a cada 210 mil blocos do Bitcoin, está previsto para acontecer em abril, mas o momento exato segue mudando; entenda