torneira pingando moedas
Shutterstock

A Citadel Securities, um dos maiores market makers do mercado financeiro, está se preparando para entrar no mercado de criptomoedas. Segundo informações do Bloomberg na segunda-feira (24), pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a empresa planeja atuar como formadora de mercado em exchanges como Coinbase, Binance e Crypto.com.

Até então, a empresa evitava plataformas frequentadas por investidores de varejo devido à falta de regulamentação nos EUA. Agora, o interesse da Citadel pode crescer dependendo de mudanças regulatórias futuras.

Publicidade

Portanto, o setor financeiro prevê maior atividade em criptomoedas sob um governo Trump, que prometeu transformar os EUA na “capital cripto do planeta”. Ele inclusive já emitiu uma ordem executiva sobre ativos digitais e nomeou Hester Peirce para liderar uma força-tarefa da SEC sobre criptomoedas.

Se o ambiente regulatório melhorar, a Citadel quer se posicionar como um dos principais fornecedores de liquidez no setor, replicando seu sucesso em outros mercados financeiros.

Leia também: Market makers: como atuam os agentes que trazem liquidez para as criptomoedas e o mercado financeiro

Citadel no mercado cripto

Com sede na Flórida, EUA, a Citadel foi fundada por Ken Griffin em 2002. Empresas formadoras de mercado como Jane Street e Jump Crypto, que já operam em criptomoedas desde 2017, reduziram sua atuação nos EUA devido a repressões regulatórias, buscando alternativas em Dubai, Singapura e Hong Kong.

O interesse do mercado cripto pela Citadel pode ser resumido nas palavras do especialista Fabricio Tota, Diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin (MB). Em um artigo do Portal do Bitcoin sobre como atuam os formadores de mercado, Tota comentou:

Publicidade

“Hoje já é possível ver a atuação de nomes conhecidos do mercado tradicional. Quando o mercado cripto ficou suficientemente grande, isso atraiu a atenção de outros market makers que já faziam isso globalmente para qualquer tipo de ativo ou derivativo”, disse o executivo, citando como exemplos Jane Street, Citadel e Jump Trading.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Norte-coreanos estão por trás do maior roubo de criptomoedas da história

Norte-coreanos estão por trás do maior roubo de criptomoedas da história

Investigação on-chain liga o hack de R$ 8 bilhões da exchange de criptomoedas Bybit na sexta-feira ao Grupo Lazarus da Coreia do Norte
Imagem da matéria: Sinais de uma nova altseason? O que o mercado cripto indica sobre o futuro das altcoins

Sinais de uma nova altseason? O que o mercado cripto indica sobre o futuro das altcoins

Analista aponta que hype de memecoins e TRUMP ainda não configura “altseason” e que fenômeno pode ser mais curto e fraco
Barron Trump com os pais Donald e Malania

Cofundador da World Liberty Financial tem conta no X hackeada para promover falsa memecoin de Barron Trump

Barron não é o único membro da família Trump a ser alvo de golpistas; no mês passado, Ivanka Trump denunciou uma memecoin
Logo da Coinbase proximo a moedas douradas de Bitcoin

Reguladores dos EUA arquivam ação judicial contra Coinbase

CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse que a medida é uma “grande vitória” para a corretora