Imagem da matéria: China e Emirados Árabes se juntam a projeto de moeda digital para pagamentos regionais
Foto: Shuttestock

Os bancos centrais da China e dos Emirados Árabes aderiram a um projeto de pagamentos regionais com moeda digital na modalidade CBDC (Moeda Digital do Banco Central) que está sendo desenvolvido por Hong Kong e Tailândia. O anúncio foi feito na terça-feira (23) no site da Autoridade Monetária de Hong Kong em conjunto com o Banco Central tailandês.

O projeto se chama ‘Multiple Central Bank Digital Currency Bridge’ (m-CBDC) e é a segunda parte do ‘Inthanon-LionRock’, um projeto de pesquisa sobre as CBDCs que vem sendo desenvolvido desde 2019. Segundo a nota, o objetivo é usar a tecnologia blockchain para pagamentos regionais em tempo real em várias moedas internacionais.

Publicidade

“Após a união — da China e dos Emirados Árabes — o m-CBDC promoverá ainda mais um ambiente propício para mais bancos centrais na Ásia, bem como em outras regiões, para estudar em conjunto o potencial da DLT no aprimoramento da infraestrutura financeira para pagamentos no exterior”, diz a nota.

Acrescentou, ainda, que o esperado é o alívio em pontos considerados pelas entidades financeiras centrais como problemáticos no que diz respeito a transferências de fundos internacionais Eles foram descritos como pontos de “ineficiências”, com destaque para o “alto custo e conformidade regulatória complexa”.

BIS apoia moeda digital

Ainda de acordo com o comunicado, o m-CBDC tem apoio do Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Hong Kong. O BIS, órgão que reúne cerca de 60 bancos centrais, tem mais de 80% dos seus filiados com pesquisas sobre o CBDC em andamento.

O destaque fica para o banco central da China (PBoC) que no mês passado realizou seu terceiro teste-piloto do yuan digital. Nele,  o governo distribuiu em forma de loteria cerca de US$ 3 milhões em yuans a 100.000 moradores de Shenzhen para eles gastarem como quiserem.