Imagem da matéria: China censura corretoras de criptomoedas Binance, Huobi e OKex em buscadores
Foto: Shutterstock

Os principais serviços de internet na China, incluindo Baidu e Weibo, deixaram de exibir resultados de busca de nomes de grandes corretoras de criptomoedas, como Binance, Huobi e OKex, segundo informações do Coindesk nesta quarta-feira (09). A provável censura ocorre menos de um mês após o Conselho de Estado da China falar em reprimir a mineração e a negociação de bitcoin.

Pesquisar os nomes em chinês ou inglês de Binance, Huobi e OKEx no Google, como Baidu, Sogo, Quora-like Zhihu ou Twitter, não mostra nenhum resultado de pesquisa, disse o site após realizar uma análise de palavras-chave. Após consulta no app do Weibo, por exemplo, aparece a seguinte mensagem: “De acordo com as leis, regulamentos e políticas relevantes, os resultados da pesquisa não foram exibidos”, afirmou o Coindesk.

Publicidade

Contudo, contas de formadores de opinião no mercado de criptomoedas como o CEO da OKex, Jay Hao, e o fundador da Tron (TRX), Justin Sun, ainda permanecem ativas, diferentemente de muito outros players do mercado que foram bloqueados pela rede social no início do mês. 

Procurada nesta manhã para comentar o assunto, em nota ao Portal do Bitcoin, a Binance disse que ainda não tem nenhuma informação acerca do tema e ressaltou que é importante notar que a exchange não mantém operações na China.

Repressão na China

No mês passado, várias empresas de criptomoedas da China se sentiram acuadas por prováveis riscos regulatórios e pararam com suas atividades após o anúncio de possíveis repressões ao mercado. As empresas de mineração de bitcoin  HashCow e BTC.TOP foram uma das primeiras a suspender suas atividades; outras, sugeriram que deixariam o país.

Apesar de não ser novidade esse tipo de tensão entre o novo mercado e o governo chinês — que ocorre pelo menos desde 2017 — essa foi a primeira vez que um alto órgão do governo chinês defende coibir players do mercado como parte dos esforços para evitar riscos financeiros. Além do mais, tem o yuan digital quase pronto para debutar nacionalmente.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ryan Salame foi um dos executivos da FTX que coordenaram a doação de milhões para campanhas políticas usando dinheiro dos clientes
Imagem da matéria: Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

“O que vier a seguir está nas mãos de Deus”, disse o dev após assumir o roubo
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo
Imagem da matéria: Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Muitas coisas inesperadas aconteceram esta semana, mas o mercado estava atento e engajado