Bithumb é a maior corretora de criptomoedas da Coreia do Sul
Shutterstock

O ex-CEO da exchange Bithumb – maior corretora de criptomoedas da Coréia do Sul – Lee Jung-Hoon, foi considerado inocente de fraude pela Justiça do país, de acordo com uma reportagem do jornal Korea Economic Daily publicada nesta terça-feira (3).

Lee estava no banco dos réus sob acusação de violar uma lei de crimes econômicos em outubro de 2018, quando negociava com Kim Byung-gun, fundador da empresa de cirurgia plástica BK Group, para a aquisição da empresa.

Publicidade

Lee aceitou uma “taxa de contrato” inicial de US$ 70 milhões com a promessa de que a exchange listaria um token chamado Bithumb Coin (BXA) e usaria a venda de tokens para pagar pela aquisição.

O token nunca foi listado; a aquisição também fracassou, mas os investigadores sul-coreanos determinaram que a culpa não era de Kim, que, como os outros investidores, foi vítima de um jogo sujo.

Em um comunicado, a Bithumb observou que a empresa é operada sob um “sistema de gestão profissional” e que Lee Jung-Hoon “não está mais envolvido na gestão da Bithumb”.

Executivo tira a própria vida

A absolvição de Lee ocorre poucos dias após o suicídio de Park Mo, vice-presidente da Vidente, maior acionista da Bithumb. O executivo se jogou da janela de um prédio.

Publicidade

Park estava sendo investigado por peculato e manipulação do preço das ações na época, acusações que fontes locais alegam terem sido transferidas para ele por seus empregadores, os irmãos Kang.

O proprietário da Vidente, Kang Jong-Hyun, foi apontado por fontes locais como o “presidente oculto” da Bithumb, enquanto sua irmã Kang Ji-Yeon supostamente dirige a empresa de calçados Inbiogen – embora os jornais relatem que Jong-Hyun usa o nome de sua irmã como fachada.

Em outubro passado, Lee Jung-Hoon evitou uma intimação para comparecer como testemunha antes de uma audiência do Comitê de Assuntos Políticos da Assembleia Nacional da Coreia.

Lee foi uma das seis testemunhas chamadas na investigação em andamento sobre o colapso de US$ 40 bilhões do projeto Terra, mas ele citou um transtorno do pânico para não testemunhar e disse que não estava mais envolvido na administração da Bithumb.

*Traduzido com autorização do Decrypt

Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

“Não há desculpas para minhas falhas na Binance”, assume CZ em carta à juiz

Changpeng “CZ” Zhao, fundador da Binance, afirmou que esse seria seu único “encontro com o sistema de justiça criminal”
Imagem da matéria: PUPS sobe 81% em meio à briga por título de "primeira memecoin" do Bitcoin

PUPS sobe 81% em meio à briga por título de “primeira memecoin” do Bitcoin

A memecoin PUPS se vendeu como a primeira memecoin baseada na rede do Bitcoin, mas nem todos concordam
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…