Imagem da matéria: CBDC pode ser considerado o passaporte universal para a nova economia, afirma fundador do Capitual
Evento do Lift debateu inovação financeira

O banco digital Capitual está participando ativamente das discussões sobre o desenvolvimento das moedas digitais, as chamadas CBDC – central-bank digital currency. No Brasil, o Banco Central anunciou que abrirá um fórum de debates na próxima semana sobre o tema e informou que pretende disponibilizar o real digital para a população até o final de 2024. No mesmo evento, realizado em São Paulo, o CTO e cofundador do Capitual, Jefrey Santos, afirmou que o CBDC pode ser considerado o passaporte universal para a nova economia.

“As moedas digitais possibilitarão pagamentos instantâneos e redução do número de intermediários no processo, diminuindo o custo das transações financeiras”, afirmou o CTO do Capitual. Também é possível prever a possibilidade de mais conexão entre as diferentes economias internacionais, viabilizando futuras interações de uma forma mais fácil, barata e ágil.

Publicidade

“As CBDCs abrem portas para uma economia global, permitindo inclusive o acesso de pessoas hoje desbancarizadas no sistema. Calcula-se que cerca de 1,4 bilhão de adultos no mundo não têm hoje conta bancária, cartão de crédito e débito”, diz Jefrey. Outro benefício é a execução de contratos inteligentes, uma tecnologia baseada na sequência de códigos programados paraoferecer flexibilidade na execução de diferentes operações e no desenvolvimento de aplicativos alternativos de blockchain.

Na prática, é um sistema mais eficiente de segurança cibernética que poderá contribuir no combate à lavagem de dinheiro, comércio ilegal e outras atividades ilícitas. “O futuro da economia global depende da evolução das CBDCs”, afirma Jefrey Santos, que acredita no potencial do Brasil de se tornar um polo mundial no desenvolvimento da tecnologia blockchain, base de todo o conceito das moedas digitais.

Lift Challenge na fase final

O desenvolvimento de CBDCs já vem sendo feito pelo Capitual com o Banco Central do Brasil dentro do projeto LIFT Challenge Real Digital. O projeto apresentado pelo Capitual, em parceria com a Tecban, foi um dos nove selecionados de um total de 47. A solução proposta visa possibilitar o desenvolvimento de uma tecnologia baseada em contratos inteligentes para a validação das transações com o Real do futuro.

Os princípios de criptografia adotados garantem a segurança das movimentações gerando soluções para o problema de confiança nos sistemas de intermediação em compras de produtos online. O Lift Challenge está em sua fase final e está previsto para abril a divulgação pelo Banco Central dos relatórios de resultados das nove propostas desenvolvidas.

Publicidade

Sobre o Capitual
O Capitual reúne as características de um banco digital e a negociação com criptomoedas. Oferece segurança e confiabilidade observando legislação que regula a atividade de transações com a tecnologia blockchain. Seus sócios fundadores possuem larga experiência em tecnologia, programação e no mercado internacional de moedas. Este conhecimento ajuda os parceiros e usuários a gerir finanças, enviar pagamentos e realizar transferências bancárias, bem como a negociar, armazenar e converter criptomoedas instantaneamente num sistema de carteira integrado. O Capitual foi reconhecido no ranking das 300 mais importantes e influentes companhias de tecnologia financeira do mundo, elaborado pela The Financial Technology Report, destacando-se na 50º posição na categoria Banking Solutions. No Brasil, foi eleito em 2022 o Melhor Criptobanco pela CriptoAwards, principal premiação do mercado de criptoativos nacional.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Baleias cripto perdem mais de $8 milhões vendendo o fundo, enquanto holders seguram o token KANG após anúncio de listagem

Baleias cripto perdem mais de $8 milhões vendendo o fundo, enquanto holders seguram o token KANG após anúncio de listagem

Quando o mercado de altcoins está em uma fase vulnerável, não é…
Imagem da matéria: CoinEx comemora Bitcoin Pizza Day com campanha “Uma mordida de Bitcoin”

CoinEx comemora Bitcoin Pizza Day com campanha “Uma mordida de Bitcoin”

Uma fatia de pizza mudou as finanças globais. Em 22 de maio,…