Carteira de couro aberta mostra várias criptomoedas físicas
Shutterstock

O Mercado Bitcoin (MB), a maior plataforma de ativos digitais da América Latina, atualiza sua Carteira Recomendada Cripto para o mês de novembro para os perfis conservador, moderado e arrojado. O principal destaque é o aumento da exposição em Bitcoin nas recomendações de investimento.

O material tem como objetivo proporcionar aos investidores do varejo uma jornada mais segura e eficiente em suas alocações, usufruindo da experiência do MB.

Publicidade

De acordo com as análises de André Franco (CNPI) e Rony Szuster, analista de criptoativos do Research MB, a expectativa pela aprovação do ETF de Bitcoin à vista nos Estados Unidos, algo que tem o potencial de atrair uma quantidade significativa de capital, principalmente institucional, vem puxando para cima a cotação do BTC. Só no mês passado, a moeda disparou 28,5%; a expectativa positiva também refletiu positivamente em outras altcoins.

No contexto macroeconômico, a taxa básica de juros americana foi mantida na última reunião do FOMC (Federal Open Market Committee) em 1º de novembro. Por outro lado, no dia 3 de novembro, o relatório de empregos (payroll) nos EUA ficou abaixo das expectativas, com uma taxa de desemprego levemente superior, registrando 3,9% em outubro.

Isso pode sinalizar uma desaceleração nas altas de juros por parte do FED (Federal Reserve, o banco central norte-americano), o que impacta as expectativas de manutenção das taxas no próximo encontro, em 13 de dezembro.

“Por isso, em resposta a esses movimentos, optamos por aumentar a exposição ao Bitcoin em todas as carteiras, reduzindo, em contrapartida, a posição em caixa (alocada em USDC) e Ethereum. Na construção da carteira para investidores conservadores, o nosso principal cuidado foi priorizar a segurança dos investimentos com o objetivo de preservação do capital ao longo do tempo. Para perfis moderados, buscamos um equilíbrio entre risco-retorno e segurança. Já a nossa carteira arrojada foi desenvolvida para aqueles dispostos a assumir riscos em busca de possíveis resultados expressivos”, explica Rony Szuster.

Publicidade

Sendo assim, a Carteira Recomendada do Research MB para o mês de novembro ficou da seguinte forma:

PERFIL CONSERVADOR
85% em BTC
13% em ETH
2% em USDC

PERFIL MODERADO
80% em BTC
18% em ETH
2% em USDC

PERFIL ARROJADO
70% em BTC
22% em ETH
5% em DeFi (LDO)
3% em Smartcoins (STX, MATIC, MINA, com 1% em cada)

“Atualmente, a estratégia principal é aumentar a exposição ao Bitcoin. No entanto, é importante destacar que essa alocação não será permanente durante todo o próximo ciclo de alta. As alocações em Bitcoin, Ethereum e USDC têm o objetivo de minimizar a volatilidade associada aos protocolos mais recentes. Apesar de serem menos voláteis, os investimentos em Ethereum e Bitcoin ainda oferecem potencial de retornos significativos, como evidenciado pela valorização de mais de 400% do Ethereum e 58% do Bitcoin em 2021”, diz Szuster.

Como descobrir seu perfil

O projeto do MB também tem o objetivo de incentivar as pessoas a descobrirem o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Para isso, a tokenizadora conta com a BIO Financeira, uma ferramenta gratuita, disponível para todos os clientes da plataforma, desenvolvida por meio de uma metodologia exclusiva para auxiliá-los a tomarem decisões mais certeiras em seus investimentos.

Como obter a Carteira Recomendada

A carteira não envolve custos adicionais. O acesso às análises de acordo com cada perfil está disponível por meio do blog do MB, neste link.

Para fazer o download da carteira recomendada para o perfil conservador, clique aqui. Quem tiver perfil moderado, pode conseguir as sugestões clicando aqui e perfil arrojado aqui.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ledger lança a Flex, nova carteira hardware com tela sensível ao toque

Ledger lança a Flex, nova carteira hardware com tela sensível ao toque

A nova hardware wallet faz parte da iniciativa da Ledger para “proteger um mundo que está adotando a IA”
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum já estão sendo negociados, então por que o preço não subiu?

ETFs de Ethereum já estão sendo negociados, então por que o preço não subiu?

O ETH caiu assim que os ETFs foram lançados, mas o mesmo aconteceu com o Bitcoin; analistas projetam agora para onde vai a criptomoeda
antonio neto e fabricia campos braiscompany

Diretor do Procon explica como clientes da Braiscompany vão recuperar dinheiro

Segundo o promotor Romualdo Tadeu, já existe um processo coletivo contra a Braiscompany, mas clientes poderão pedir indenizações individualmente
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina