Nesta terça-feira (15), a gigante empresa de software ConsenSys anunciou que sua popular carteira MetaMask, usada para armazenar ether (ETH) e outras criptomoedas com aplicações de Web 3, agora possui mais de 30 milhões de usuários ativos mensais.
Esse número reflete um aumento de 42% nos últimos quatro meses, quando a MetaMask registrou 21 milhões de usuários, e surge como uma participante fundamental na emergente economia Web 3.
“Uma base global de usuários depende da MetaMask para emitir e colecionar NFTs, entrar para DAOs e participar de protocolos DeFi. Os Estados Unidos, as Filipinas, o Brasil, a Alemanha e a Nigéria representam alguns dos mercados mais ativos da MetaMask”, disse a ConsenSys em uma declaração.
MetaMask, cujos competidores incluem Coinbase Wallet e MyEtherWallet, é bastante usada por clientes para navegar pela Web 3, mas o serviço também oferece uma versão institucional para ajudar empresas e investidores profissionais a fazerem o mesmo.
Segundo Joe Lubin, CEO da ConsenSys, a MetaMask busca a “descentralização progressiva” enquanto também prioriza a segurança e melhora uma interface que alguns consideram ser desajeitada.
“Existe uma ótima interface de usuários que vamos lançar muito em breve”, disse Lubin em entrevista ao Decrypt.
Como parte de seu plano em atingir seus diversos objetivos, a MetaMask em breve irá lançar uma organização autônoma descentralizada (ou DAO, na sigla em inglês) — uma popular ferramenta de governança cripto geralmente descrita como uma “comunidade de internet que possui uma conta bancária”.
“Existe uma DAO sendo formada agora no contexto da MetaMask”, acrescentou Lubin. “Não irá governar a MetaMask, mas permitirá a criação de novos elementos de financiamento para a MetaMask.”
Lubin não forneceu mais detalhes sobre a DAO ou uma data de lançamento, mas confirmou que a MetaMask pretende lançar um token.
Rumores de um token estão circulando há meses. Alguns antigos entusiastas da MetaMask esperam ter direito a receber um token (outros projetos cripto, como Uniswap, recompensou usuários antigos dessa forma), mas grandes nomes envolvidos no projeto ofereceram poucas dicas de como se dará o lançamento do token.
Na conferência Ethereum Denver em fevereiro, Jacobc.eth, líder de operações da MetaMask, afirmou que o lançamento do token será feito de forma cuidadosa e que não será um “meio de ganhar dinheiro”.
A ConsenSys anuncia a nova contagem de usuários da MetaMask, um de seus principais produtos, no mesmo dia em que revela ter arrecadado US$ 450 milhões em uma rodada “series D” (quantia concedida a empresas que desejam atingir novos objetivos), avaliando a empresa em mais de US$ 7 bilhões.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.