Imagem da matéria: Carteira de bitcoin Electrum adiciona suporte à Lightning Network
Foto: Shutterstock

A Electrum, uma das principais e mais utilizadas carteiras de software de bitcoin agora oferece suporte a pagamentos com a Lightning Network.

No dia 3 de julho, a versão 4.0 foi disponibilizada para os usuários e é uma de suas maiores atualizações desde que a carteira foi lançada em 2011. A carteira agora conta com suporte a PSBT, Lightning Netowork, Watchtowers e Submarine swaps. (Detalhes completos podem ser lidos aqui.)

Publicidade

O suporte à Lightning Network foi anunciado em outubro de 2019 e desde então vem sendo muito aguardado pela comunidade. O trabalho de desenvolvimento, no entanto, vem sendo feito desde 2018.

Em conversa com o Coindesk, o desenvolvedor da Electrum SomberNight disse que eles escreveram uma implementação totalmente nova do protocolo Lightning e essa foi uma das razões pelas quais o lançamento demorou tanto.

Watchtower e Submarine swaps

Além da Lightning Network, a nova versão da Electrum também oferece suporte a outras inovações que tornam o uso da tecnologia mais seguro e prático.

O Watchtower é um componente importante da Lightning Network que varre o blockchain do Bitcoin para detectar e impedir fraudes.

Publicidade

Já o Submarine swaps é uma tecnologia para facilitar os pagamentos. Eles tornam possível o envio de bitcoin normal para um canal Lightning, oferecendo uma maneira de os usuários preencherem sua capacidade de entrada.

Aceitar pagamentos ainda é uma parte complicada da Lightning Network e a nova ferramente tem o intuito de facilitar o processo ao custo de uma pequena taxa.

Como funciona a Lightning Network

A LN é como uma segunda camada na blockchain. Ao invés de registrar todas transações na blockchain, as transações podem ser realizadas off-chain (fora da cadeia)

A blockchain servirá para sincronizar os saldos das pessoas de tempos em tempos, ao invés de processar microtransações. Transações grandes também serão processadas na blockchain.

Com isso, a tendência é que as transações fiquem mais rápidas e mais baratas, conforme a adoção for aumentando.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Ilustração de baleia nadando com moeda de bitcoin em seu interior

Baleia movimenta R$ 321 milhões em Bitcoin pela 1ª vez em uma década

Quando o investidor desconhecido adquiriu os bitcoins em 2013, a cotação do ativo não passava de US$ 120
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto