Imagem da matéria: Carteira de ações com dividendos vale a pena?
(Foto: Shutterstock)

Existem outras formas de investir na Bolsa de Valores além de Day Trade e Swing Trade. Aqueles que procuram ganhar a longo prazo investem em carteira de dividendos, na esperança de um dia viver de renda. Dividendos são uma parcela dos lucros, e algumas empresas remuneram muito bem. Seria esta uma boa estratégia para quem busca atingir a independência financeira?

Quais ações mais pagam dividendos no Brasil?

A Copasa (CSMG3) ficou em primeiro lugar com uma taxa anual de 18,1%, pois a empresa apresentou lucro líquido de R$ 816 milhões em 2020. No universo de finanças, a medida mais importante é o yield, que é o dividendo dividido pela cotação unitária. Abaixo temos o ranking com os números de 2020:

Publicidade

Ao montar uma carteira de dividendos é preciso avaliar também a valorização das ações. A situação atual da bolsa neste último ano foi duramente afetada pela reação dos governos ao vírus. Desse modo, empresas que costumavam pagar dividendos altos adiaram ou cancelaram a distribuição de lucros. Isso inclui Petrobras, Lojas Renner e Fleury.

Quanto subiram essas ações?

Veja abaixo quanto subiram as ações nos últimos 12 e 24 meses, em comparação com o índice Ibovespa (IBOV). Foram excluídas as ações com melhor e pior performance para evitar distorções. Cabe lembrar que esses números já incluem dividendos (ex-div), conforme ajustes da própria B3.

Repare como na média estas ações de dividendos subiram 39% em 12 meses, ante 48% do Ibovespa. Ou seja, quem optou por essa estratégia ficou para trás.

Nem toda alta é ganho

O investidor brasileiro enfrenta um cenário desafiador, pois lucrar não é suficiente para garantir a manutenção do poder de compra. Isso ocorre por conta da inflação, além da desvalorização cambial. Em alguns casos, as ações pagadoras de dividendos são capazes de proteger o investidor da inflação (IPCA), e até mesmo amenizar perdas de uma carteira de ações.

Publicidade

No entanto, o mercado aposta em 3,8% de inflação este ano, suficiente para cortar o dividendo de quase todas pela metade. Ainda mais preocupante é o IGP-M, o indicador de inflação focado no atacado e produção, que subiu 31,1% nos últimos 12 meses. 

Ações de empresas estrangeiras BDR pagam dividendos?

Algumas ações estrangeiras (BDRs) pagam dividendos, mas nem todas. Por exemplo, as gigantes de tecnologia Google, Facebook, Amazon e Netflix, não têm o hábito de pagar dividendos aos acionistas, pois reinvestem o lucro no próprio crescimento.

Dentre os BDRs com os maiores dividendos em 2020 temos BAT (B1TI34), AT&T (ATTB34) e Exxon (EXXO34). Como a tributação dos dividendos nos Estados Unidos é de 30%, você acaba recebendo, na prática, 65% dos proventos originalmente distribuídos.

Em suma, não acredite em profetas de Youtube ou em analistas de bancos. Faça sua própria pesquisa!


Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017, faz arbitragem e trading de criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos