Imagem da matéria: Carteira de ações com dividendos vale a pena?
(Foto: Shutterstock)

Existem outras formas de investir na Bolsa de Valores além de Day Trade e Swing Trade. Aqueles que procuram ganhar a longo prazo investem em carteira de dividendos, na esperança de um dia viver de renda. Dividendos são uma parcela dos lucros, e algumas empresas remuneram muito bem. Seria esta uma boa estratégia para quem busca atingir a independência financeira?

Quais ações mais pagam dividendos no Brasil?

A Copasa (CSMG3) ficou em primeiro lugar com uma taxa anual de 18,1%, pois a empresa apresentou lucro líquido de R$ 816 milhões em 2020. No universo de finanças, a medida mais importante é o yield, que é o dividendo dividido pela cotação unitária. Abaixo temos o ranking com os números de 2020:

Publicidade

Ao montar uma carteira de dividendos é preciso avaliar também a valorização das ações. A situação atual da bolsa neste último ano foi duramente afetada pela reação dos governos ao vírus. Desse modo, empresas que costumavam pagar dividendos altos adiaram ou cancelaram a distribuição de lucros. Isso inclui Petrobras, Lojas Renner e Fleury.

Quanto subiram essas ações?

Veja abaixo quanto subiram as ações nos últimos 12 e 24 meses, em comparação com o índice Ibovespa (IBOV). Foram excluídas as ações com melhor e pior performance para evitar distorções. Cabe lembrar que esses números já incluem dividendos (ex-div), conforme ajustes da própria B3.

Repare como na média estas ações de dividendos subiram 39% em 12 meses, ante 48% do Ibovespa. Ou seja, quem optou por essa estratégia ficou para trás.

Nem toda alta é ganho

O investidor brasileiro enfrenta um cenário desafiador, pois lucrar não é suficiente para garantir a manutenção do poder de compra. Isso ocorre por conta da inflação, além da desvalorização cambial. Em alguns casos, as ações pagadoras de dividendos são capazes de proteger o investidor da inflação (IPCA), e até mesmo amenizar perdas de uma carteira de ações.

Publicidade

No entanto, o mercado aposta em 3,8% de inflação este ano, suficiente para cortar o dividendo de quase todas pela metade. Ainda mais preocupante é o IGP-M, o indicador de inflação focado no atacado e produção, que subiu 31,1% nos últimos 12 meses. 

Ações de empresas estrangeiras BDR pagam dividendos?

Algumas ações estrangeiras (BDRs) pagam dividendos, mas nem todas. Por exemplo, as gigantes de tecnologia Google, Facebook, Amazon e Netflix, não têm o hábito de pagar dividendos aos acionistas, pois reinvestem o lucro no próprio crescimento.

Dentre os BDRs com os maiores dividendos em 2020 temos BAT (B1TI34), AT&T (ATTB34) e Exxon (EXXO34). Como a tributação dos dividendos nos Estados Unidos é de 30%, você acaba recebendo, na prática, 65% dos proventos originalmente distribuídos.

Em suma, não acredite em profetas de Youtube ou em analistas de bancos. Faça sua própria pesquisa!


Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017, faz arbitragem e trading de criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Glaidson durante depoimento à CPI das Pirâmides

Justiça volta a ouvir testemunhas de acusação em julgamento do Faraó do Bitcoin

Preso em Cantaduvas (PR), Glaidson participou da audiência por videoconferência
Elon Musk sorri no meio dos logotipos do Twitter e X

Nostr, Bluesky e Threads: conheça as alternativas ao Twitter, banido no Brasil

Com o X (Twitter) indisponível no Brasil desde sexta (30), outras redes sociais começam a crescer nas buscas da população brasileira
Anderson, ex-Grêmio e Inter, recebeu R$ 14 milhões de roubo do Santander e tentou comprar bitcoin

Ex-jogador réu em caso de lavagem de dinheiro com Bitcoin tem prisão decretada por não pagamento de pensão

Há três anos, o ex-jogador Anderson, com passagens por Grêmio e Inter, virou réu no caso Gerdau/Santander por suspeita de participar de um roubo seguido de lavagem de dinheiro
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita Federal dá 6 dicas para investir em criptomoedas de forma legal e segura

Receita Federal listou orientações de como investir em criptomoedas seguindo as regras da entidade