Imagem da matéria: Cardano (ADA) dá largada na atualização Vasil, a "mais difícil" já feita pela criptomoeda
Foto: Shutterstock

O lançamento do hard fork Vasil, da Cardano, começou na noite de quinta-feira (22), em um processo que deve levar cinco dias. Após esse período, a Cardano Foundation espera que ele irá melhorar o desempenho da rede que roda a criptomoeda, o seu token ADA e uma série de projetos de finanças descentralizadas (DeFi).

O cofundador da Cardano, Charles Hoskinson, descreveu Vasil como a atualização mais difícil que os desenvolvedores fizeram desde o lançamento do projeto em 2017.

Publicidade

Um hard fork ocorre quando o código de uma rede muda fundamentalmente e requer a criação de uma versão nova e separada de um blockchain. Eles podem ser controversos.

Por exemplo, um hard fork ocorreu na rede Ethereum após a Fusão na semana passada. Foi um esforço para preservar uma versão do sistema de consenso proof-of-work (PoW) da rede, que depende de mineradores para verificar as transações.

Mas o hard fork Vasil vai alavancar a tecnologia da Cardano. O desenvolvedor da rede que atende pelo nome de Input Output disse no Twitter que a atualização introduz novos recursos sem perder nenhum dado da versão mais antiga do blockchain.

O CEO da Cardano Foundation, Frederik Gregaard, disse que o principal benefício do Vasil será a redução dos tempos de transação.

Publicidade

“O Vasil vai aprimorar os recursos de contratos inteligentes da Cardano por meio do Plutus V2, que adiciona maior eficiência a uma plataforma de contrato inteligente já poderosa”, disse ele. “Em última análise, reduzirá os custos de execução de scripts e o tamanho da transação, além de melhorar o rendimento.”

Em outras palavras, após o hard fork Vasil e uma atualização para a linguagem de script Plutus, que será concluída em 27 de setembro, será possível escrever contratos inteligentes Cardano com menos código. Isso possibilita taxas de transação mais baixas porque mais delas podem caber em cada bloco – ou lote de transações – na rede.

É um desenvolvimento importante para projetos DeFi na Cardano, como o Indigo Protocol, que está executando seu projeto de ativos sintéticos na rede de teste Vasil desde julho.

A Indigo permite que os usuários negociem versões sintéticas de ativos, como ações da TSLA, sem realmente possuí-los. Em vez disso, os usuários podem comprar e negociar o iTSLA, que é lastreado em ações da TSLA, por meio da Indigo.

Publicidade

“Os custos da taxa Cardano incorridos pelos usuários da Indigo foram significativamente reduzidos, reduzindo a quantidade de sobrecarga de script para ler dados do blockchain”, escreveu a empresa em um post em seu blog.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

CEO da ERCOT, que controla a rede elétrica do Texas, disse que nos próximos seis anos a capacidade do estado vai precisar praticamente dobrar
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

Gilmar Mendes mantém prisão de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria

A defesa do ‘Faraó do Bitcoin’ alegou problemas psiquiátricos e uso de medicamento controlado, além de questionar a jurisdição acerca da competência para os processos
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum continuam queda e quase meio bilhão de dólares são liquidados

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum continuam queda e quase meio bilhão de dólares são liquidados

Cerca de 200 mil traders foram liquidados nas últimas 24 horas, com o Ethereum liderando o fluxo geral de liquidações
Imagem da matéria: Gestora lança proposta para primeiro ETF de Solana da América do Norte

Gestora lança proposta para primeiro ETF de Solana da América do Norte

Após as aprovações de ETFs de Bitcoin e Ethereum nos EUA, uma empresa pretende lançar o primeiro ETF de Solana do Canadá