Imagem da matéria: Canal do Youtube Ei Nerd de 10 milhões de inscritos é hackeado
Peter Jordan, dono do canal Ei Nerd, que conta com mais de 10 milhões de inscritos (Foto: Reprodução)

O canal Ei Nerd, do youtuber Peter Jordan, que possui mais de 10 milhões de incritos, foi hackeado neste domingo (13). Às 13h09, Jordan comunicou o acontecimento no twitter.

O time do Youtube já tomou ciência do acontecimento. Em resposta ao tweet, eles disseram: “Olá, Peter. Lamentamos que esteja passando por isso. Pedimos que nos siga aqui no Twitter, e nos avise quando o tiver feito, para que possamos continuar essa conversa via DM. Ficaremos aguardando.”

Publicidade

Os hackers nesse momento usam o canal dele para transmitir uma live com divulgação de um golpe envolvendo criptomoedas. Na live, os hackers divulgam endereços da criptomoeda XRP e informam que o valor que você enviar, eles vão te devolver em dobro.

Esse é um golpe comum tanto no mercado nacional como internacional. Diversos Youtubers já foram hackeados com esse intuito, no entanto, o canal Ei Nerd foi o maior até o momento.

No dia 1 de dezembro, o canal do youtuber Zangado passou pelo mesmo problema. Ele só conseguiu recuperar o canal sete dias depois.

O que pode ter acontecido

Um caso parecido aconteceu em janeiro deste ano com o Youtuber Marlon XGamer. Ele teve seu canal de 500 mil inscritos hackeados e os hackers também usaram a conta para divulgar golpes com criptomoedas. Na época, Marlon contou ao Portal do Bitcoin que uma empresa ficou interessada em anunciar no seu canal. Um representante então teria pedido a ele que baixasse um arquivo para copiar um código de referência e testar um software.

Publicidade

O programa, contudo, que se chamava Kryptmix e dizia ser um minerador de criptomoedas, na verdade era um vírus trojan, contou.

Após ação, o hacker teve acesso ao canal e o desvinculou da conta no Google.

“Alteraram o nome do canal Marlon XGamer para Ethereum prod. (No caso do Zangado alteraram para Ethereum Foundation), alteraram capa e foto de perfil do canal e começaram a transmitir o mesmo vídeo gravado em diversas lives 24 horas por dia. Todos os vídeos do canal foram alterados para não listados”, escreveu.

De acordo com Marlon, os hackers também estavam ocultando e-mails do suporte ao criador para ele não conseguir se comunicar e receber ajuda.

A mesma situação é relatada pelo criador de conteúdo Fiaspo no twitter ao comentar o caso de Zangado. Segundo ele, os hackers se passam por anunciantes e oferecem valores bem altos mas o que eles querem é que você execute um suposto arquivo que eles enviam. Após a instalação, já era. Os hackers tomam posse do canal e começam a divulgar seus golpes.

Publicidade

Peter Jordan, no entanto, diz não saber o que pode ter acontecido. No twitter, ele diz ter ativado todos os protocolos de segurança recomendados.

Vídeo com Peter Jordan explicando o que aconteceu

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Por que os ETFs de Bitcoin e Ethereum em Hong Kong são importantes para o mercado

Aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum podem abrir espaço para investidores da China e dar uma vantagem competitiva de Hong Kong sobre os EUA
Imagem da matéria: Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Com o halving do Bitcoin no horizonte, Leônidas, usuário do Twitter, transmitiu algumas dicas importantes sobre como cunhar Runes
Imagem da matéria: Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Diferente do que aconteceu antes do halving de 2020, desta vez os mineradores aproveitaram a recente disparada do Bitcoin para vender parte de suas reservas
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana