Calma antes da tempestade? Traders de Bitcoin podem enfrentar turbulências nos preços em breve

O equilíbrio atual do mercado pode sinalizar um “ponto de transição” para uma tendência de baixa, segundo um relatório da Glassnode
ilustração moeda de bitcoin

Imagem criada por Decrypt usando IA

O Bitcoin (BTC) entrou em um período atípico de calma, diz uma análise recente, mas há sinais de um aumento iminente na volatilidade.

De acordo com o último relatório semanal da empresa de análise de blockchain Glassnode, os principais indicadores sugerem que o mercado de criptomoedas está passando por um raro equilíbrio — e que isso pode não durar.

Publicidade

“Historicamente, períodos de estrutura de mercado calma e tranquila são de curta duração e frequentemente precedem uma expectativa de maior volatilidade”, diz o relatório.

Uma das métricas mais reveladoras destacadas no documento é a razão MVRV (valor de mercado e valor realizado). Este indicador compara o preço de mercado atual do Bitcoin com o preço médio em que as moedas foram movidas pela última vez, medindo efetivamente o lucro ou prejuízo médio de todos os detentores de Bitcoin.

“Nas últimas duas semanas, a taxa MVRV testou seu valor médio histórico de 1,72”, afirma o relatório. “Este nível crítico historicamente marcou um ponto de transição entre uma tendência macro de alta versus baixa do mercado.”

Notavelmente, uma taxa MVRV acima de 1 indica que o valor de mercado atual excede o valor realizado, sugerindo que o detentor médio está em lucro.

Publicidade

Por outro lado, uma taxa abaixo de 1 implica que o detentor médio está em prejuízo. O teste atual do nível 1,72 é particularmente significativo após a excitação em torno do lançamento dos ETFs à vista de Bitcoin nos EUA.

De acordo com a Glassnode, “isso sugere que a lucratividade dos investidores essencialmente retornou a uma posição de equilíbrio e que a empolgação e o entusiasmo após o lançamento do ETF esfriaram completamente”.

(Reprodução/Decrypt)

Somando-se ao enredo, o relatório observa um resfriamento acentuado nos fluxos de capital líquido para ativos de Bitcoin, com investidores se envolvendo apenas em atividades marginais de lucro e tomada de perdas.

A Glassnode aponta que “89% dos dias experimentam uma entrada de capital maior do que hoje, excluindo durante mercados de baixa com predominância de perdas”.

Publicidade

Para complicar ainda mais o cenário, uma parcela significativa do fornecimento de Bitcoin mantida por investidores de curto prazo está prestes a passar para o status de detentor de longo prazo, tendo sido mantida por pelo menos 155 dias — uma mudança que também pode impactar as oscilações do mercado em um futuro próximo.

(Reprodução/Decrypt)

No mercado de derivativos, acrescentado pela Glassnode, a especulação em swaps perpétuos experimentou uma reinicialização completa. A relação entre a volatilidade do preço e do volume de liquidação líquida está se aproximando de níveis não vistos desde fevereiro de 2022, indicando um declínio significativo no apetite dos traders por posições alavancadas.

“Normalmente, essa métrica retorna a um nível neutro próximo a pontos de inflexão, como uma continuação da tendência ou uma reversão para uma tendência de baixa em macroescala”, disse o relatório.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.