Imagem da matéria: Café da Starbucks será rastreado pela blockchain da Microsoft
(Foto: Shutterstock)

A multinacional americana Starbucks, detentora da maior rede de cafeterias do mundo, vai usar a plataforma baseada em blockchain da Microsoft para rastrear os grãos de café da fazenda até o consumidor final.

Segundo comunicado da Microsoft, a Starbucks recorreu a sua tecnologia —  Microsoft Azure Blockchain — com o intuito de melhorar sua conexão com seus clientes por meio de uma experiência mais personalizada que a rastreabilidade digital em tempo real, via aplicativo, vai permitir.

Publicidade

O sistema de rastreamento vai registrar em blockchain todas as mudanças ao longo da jornada do café, fornecendo aos usuários do aplicativo uma visão mais completa da cadeia de suprimentos, diz a nota.

De acordo com o comunicado, a Starbucks obteve grãos de mais de 380.000 fazendas de café em 2018.

“Este tipo de transparência oferece aos clientes a chance de ver que o café que eles apreciam é o resultado de um movimento que muitas pessoas se importam profundamente”, disse Michelle Burns, vice-presidente da Global Coffee & Tea da Starbucks.

Feedback a agricultores

Conforme um artigo publicado pela Starbucks em 20 de março, muitos produtores de café não têm ideia da qualidade do seu produto, que muitas vezes é digna de exportação. Com o sistema eles poderão avaliar melhor a produção.

“Um agricultor que não conhece o seu café pode não saber que seu produto é de qualidade de exportação. Conhecer a qualidade do café como agricultor é importante”, disse na publicação, Surabhi Agrawal, gerente global de rastreabilidade da Starbucks.

Publicidade

Gerri Martin-Flickinger, diretor de tecnologia da Starbucks, também deixou seu comentário.

“Tudo o que fazemos na tecnologia é centrado em torno da conexão do cliente na loja, a conexão humana, uma pessoa, uma xícara, um bairro de cada vez”, disse.

Plano iniciou em 2018

Os planos não vêm agora. No início do ano passado, o diretor de rastreabilidade da Starbucks, Arthur Karuletwa, já adiantava metas para uma relação mais próxima com o consumidor por meio da tecnologia.

Na ocasião, ele disse que a tecnologia de rastreabilidade poderia trazer uma grande experiência entre os consumidores de café, a empresa e os agricultores.

“Isso poderia ser uma grande mudança em uma indústria que não teve muita inovação no formato de como o café atravessa fronteiras e oceanos”, disse.

Publicidade

Ele acrescentou:

“A tecnologia digital tornou-se o motor econômico deste século e a rastreabilidade preserva os ativos mais valiosos que temos como seres humanos – nossa identidade”.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
CEO interina da OpenAI, Mira Murati, posa para foto

Quem é Mira Murati? A sucessora de Sam Altman na gigante de inteligência artificial OpenAI

Embora a ex-diretora técnica esteja aberta à regulamentação de produtos de IA, ela também rejeitou pedidos para desacelerar o ritmo de desenvolvimento da OpenAI
hackers em frente a computadores

Hackers atacam duas exchanges no mesmo dia e uma perde R$ 43 milhões

As exchanges descentralizadas Trader Joe e dYdX foram alvo de hackers na última sexta-feira (17); veja detalhes
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi