Imagem da matéria: Bitmain reduz 88% de seu poder de mineração de bitcoin
Foto: Shutterstock

O poder de mineração de bitcoin usado pela Bitmain para extrair suas próprias criptomoedas teve uma redução de 88%, conforme atualização de hashrate na terça-feira (07), em comparação dados anteriores.

A empresa, que é a maior mineradora do mundo, faz essa atualização uma vez por mês desde julho do ano passado.

Publicidade

De acordo com os dados, o hashrate caiu de 237.29 quadrilhões por segundo (PH/s) para apenas 2.072 PH/s, o que significa uma redução de cerca de 88%.

Como consequência, a participação da Bitmain no poder de computação total na rede do bitcoin também diminuiu de 4% para apenas 0,4%.

Segundo o Coindesk, considerando que todo o poder de hashing vem das AntMiners S9 — que são as máquinas mais utilizadas pela Bitmain — a empresa pode ter deixado de usar mais de 130.000 máquinas. Cada S9 é capaz de prover uma taxa 14 terahashes por segundo (TH/s).

A redução é notável, uma vez que muitos mineradores da China estão se preparando para aproveitar a energia hidroelétrica mais barata na próxima estação, que é o verão— a própria Bitmain também quer aproveitar o período.

Publicidade

De olho na eletricidade mais barata durante o verão, supostamente a empresa pretende pôr em atividade 200.000 Antminers para extração de criptomoedas. O valor do investimento, calculado em março, pode ser de US$ 80 milhões (cerca de R$ 300 milhões).

Contatada pela reportagem, um porta-voz da Bitmain não detalhou o que realmente levou a empresa a reduzir a taxa de hash.

No entanto, ele deu pistas de que são negócios, como compra e venda de hashes por terceiros. Ele tratou isso como uma ação natural.

À espera de energia barata

A aposta na energia elétrica mais barata que está por vir tem levado os mineradores de Bitcoin na China a comprar equipamentos usados.

Publicidade

As regiões mais desejadas estão especialmente no sudoeste de Sichuan e Yunnan. Nestas províncias, as usinas hidrelétricas geram uma quantidade significativa de eletricidade excedente no verão.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado

Argentina se reúne com autoridades de El Salvador para discutir adoção de Bitcoin

Há cerca de três anos, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a incorporar o Bitcoin, junto com o dólar, como moeda oficial
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink