Imagem da matéria: Caçadora de tesouros descobre moeda descentralizada da Era Viking: “Parece Bitcoin”
Moedas vikings descobertas por pesquisadora (Foto: Manx National/Divulgação) Heritage/Divulgação

Equipada com um detector de metais, uma caçadora de tesouros chamada Kath Giles descobriu moedas da Era Viking semelhantes ao bitcoin. Elas estavam enterradas na Ilha de Man, no Noroeste da Europa.

A informação foi divulgada na semana passada pela Manx National Heritage, uma agência responsável pelo patrimônio nacional do arquipélago, que faz parte do Reino Unido.

Publicidade

No comunicado divulgado à imprensa, a pesquisadora Kristin Bornholdt Collins, consultada pela entidade, disse que as moedas — datadas do ano 1000 depois de Cristo — se assemelham aos ativos digitais por causa de suas características:

“Eram práticas para transações de qualquer tamanho e eram descentralizadas, sem fronteiras ou afiliação política; neste sentido, eram um equivalente moderno a uma criptomoeda – podemos até dizer que era algo como o Bitcoin”.

“O novo tesouro também é semelhante a uma carteira contendo todos os tipos de cartões de crédito, notas e moedas, talvez de diferentes nacionalidades”, completou.

Rostos de monarcas

No total, foram encontradas 87 moedas de prata, 13 fragmentos do metal chamados de “hack silver” e outros artefatos. Todos estavam dentro de um cofrinho.

Publicidade

As moedas, usadas para comércio internacional, foram cunhadas na Irlanda, no Reino Unido, na atual Alemanha e na Ilha de Man, segundo a nota. Apesar de apartidárias, ‘muitas têm a imagem de monarcas”, disse Kristin.

Algumas delas, por exemplo, têm o perfil do rei irlandês Sihtric Silkbeard, enquanto as outras têm o rosto de monarcas ingleses ou de imperadores do Sacro Império Romano.

Essa foi a quarta descoberta da caçadora Kath — que também é ex-policial em menos de três anos. Em dezembro de 2020, por exemplo, ela encontrou joias da era Viking com seu detector de metais, segundo o comunicado.

As moedas parecidas com bitcoin, assim como os outros achados, foram declaradas por um oficial de justiça como ‘tesouros’ da Ilha de Man.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”
Fazenda de Mineração de criptomoedas Salto del Guairá Paraguai -ANDE

Paraguai usa inteligência artificial para encontrar fazenda ilegal de mineração de Bitcoin

Autoridades apreenderam 176 ASICs em Saltos de Guairá com ajuda de sistema que mede a tensão de redes elétricas
Arte de robô observando por trás usuária de computador

Novo PC da Microsoft que grava tudo é “spyware” e será alvo de hackers, alertam especialistas

Os críticos dizem que novo PC centrado em IA da Microsoft é um pesadelo de privacidade