Imagem da matéria: Buenos Aires irá criar identidade digital em blockchain para cidadãos
Foto: Shutterstock

O governo da cidade de Buenos Aires irá começar a promover soluções de identidade Web3 para todos os cidadãos da capital. A iniciativa será feita usando propriedades focadas na privacidade do zkSync Era, um rollup da blockchain Ethereum que usa criptografia avançada para preservar dados e dar escalabilidade de uso com baixo custo.

O anúncio foi feito por meio comunicado à imprensa da empresa Matter Labs, que está liderando o projeto. Segundo a companhia, com a nova iniciativa de identificação baseada em blockchain da Argentina, os cidadãos poderão reivindicar a propriedade de seus documentos pessoais, dados de saúde e, no futuro, gerenciar o processamento de pagamentos.

Publicidade

Para efetivar a emissão de serviços de identificação baseados em blockchain, o projeto irá usar a QuarkID. Trata-se de um protocolo de identidade digital de código aberto desenvolvido pela Extrimian, empresa de identidade descentralizada sediada na Argentina.

Conforme o anúncio, o QuarkID utiliza o zkSync Era como seu protocolo âncora, alimentando as carteiras que as pessoas usarão para reivindicar seus documentos.

“Este é um passo monumental em direção a um futuro mais seguro e eficiente para os serviços governamentais na América Latina”, disse o CEO da Extrimian, Guillermo Villanueva.

“O QuarkID cria uma relação mais próxima entre um governo e seus cidadãos, ao mesmo tempo em que traz práticas de identidade digital e padrões de segurança para a América Latina”, acrescentou.

Publicidade

Os dados armazenados nas carteiras QuarkID serão soberanos, permitindo que os cidadãos gerenciem a entrega de suas credenciais ao interagir com serviços administrativos. O zkSync Era atuará como a camada de liquidação para o QuarkID, garantindo que cada cidadão participante possua as credenciais corretas.

Talvez você queira ler
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Imagens de jogo da1047 games

Veja como ganhar Bitcoin de graça com o jogo de tiro Splitgate

O jogo vai implementar ganhos de até 0,5 BTC com a integração da Lightning Network da startup ZBD