Imagem da matéria: Bolsonaro autoriza participação estrangeira no capital social do Banco Inter
(Foto: Facebook/Reprodução)

O governo brasileiro autorizou a participação de capital estrangeiro no Banco Inter, um conglomerado financeiro com sede na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, que atua como banco digital.

A permissão para e empresa admitir capital oriundo de outras nações veio através do Decreto Nº 9.768, de 16 de abril de 2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Publicidade

O auto, publicado na quinta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU), autoriza a participação estrangeira de até 100% no capital da instituição.

“É do interesse do Governo brasileiro a participação estrangeira de até cem por cento no capital social do Banco Inter S.A. e, indiretamente, no capital social de sua controlada Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda”, diz o art 1º.

O Governo disse reconhecer a importância da participação financeira estrangeira na instituição e indiretamente na Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda, entidade controlada pelo Banco.

O auto também diz que o Banco Central deverá adotar as providências que forem necessárias.

Para um banco possuir controle estrangeiro, a empresa precisa de autorização do presidente da República via decreto. Segundo a Folha, a autorização havia sido solicitada no fim de 2018.

Publicidade

Banco Inter e criptomoedas

Em 2018, o banco Inter enfrentou alguns problemas com a corretora de criptomoedas Foxbit.

A instituição financeira notificou a corretora para iniciar o encerramento de sua conta corrente no prazo de três dias. O banco, no entanto, não apresentou qualquer justificativa para a sua decisão.

Uma semana depois, uma ação foi ajuizada após tentativas amigáveis de se evitar o encerramento da conta. Na ocasião, foram congelados cerca de R$ 3,6 milhões, apesar da movimentação de cerca de R$ 20 milhões por dia pela Foxbit.

Na época, a corretora obteve decisão favorável em decisão liminar.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói
Imagem da matéria: Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Segundo maior banco do Brasil, Bradesco entrou no Trending Topics do X por erro que fez sumir saldo dos correntistas
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos