Imagem da matéria: Bolsonaro autoriza participação estrangeira no capital social do Banco Inter
(Foto: Facebook/Reprodução)

O governo brasileiro autorizou a participação de capital estrangeiro no Banco Inter, um conglomerado financeiro com sede na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, que atua como banco digital.

A permissão para e empresa admitir capital oriundo de outras nações veio através do Decreto Nº 9.768, de 16 de abril de 2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Publicidade

O auto, publicado na quinta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU), autoriza a participação estrangeira de até 100% no capital da instituição.

“É do interesse do Governo brasileiro a participação estrangeira de até cem por cento no capital social do Banco Inter S.A. e, indiretamente, no capital social de sua controlada Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda”, diz o art 1º.

O Governo disse reconhecer a importância da participação financeira estrangeira na instituição e indiretamente na Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda, entidade controlada pelo Banco.

O auto também diz que o Banco Central deverá adotar as providências que forem necessárias.

Para um banco possuir controle estrangeiro, a empresa precisa de autorização do presidente da República via decreto. Segundo a Folha, a autorização havia sido solicitada no fim de 2018.

Publicidade

Banco Inter e criptomoedas

Em 2018, o banco Inter enfrentou alguns problemas com a corretora de criptomoedas Foxbit.

A instituição financeira notificou a corretora para iniciar o encerramento de sua conta corrente no prazo de três dias. O banco, no entanto, não apresentou qualquer justificativa para a sua decisão.

Uma semana depois, uma ação foi ajuizada após tentativas amigáveis de se evitar o encerramento da conta. Na ocasião, foram congelados cerca de R$ 3,6 milhões, apesar da movimentação de cerca de R$ 20 milhões por dia pela Foxbit.

Na época, a corretora obteve decisão favorável em decisão liminar.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve