Imagem da matéria: "Blockchain permite rastrear bandido em crimes digitais", afirma o ministro Paulo Guedes
Paulo Guedes diz que blockchain irá ajudar a combater o crime (Foto: Ascom/Ministério da Economia)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou a tecnologia do blockchain como “interessante” em entrevista na noite de terça-feira (27) para o podcast Flow. Ele destacou o papel que o registro digital aberto e descentralizado pode ter no combate aos crimes digitais e também falou sobre a iminência da criação no Brasil de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês), o chamado Real Digital.

O assunto blockchain surgiu na conversa após um dos entrevistadores perguntar sobre como o governo pode lidar com crimes como o roubo de celular e movimentação de dinheiro via PIX.

Publicidade

“No caso da criminalidade digital, nós vamos ter que mergulhar nisso. Existe uma tecnologia muito interessante, que é o blockchain”, disse Paulo Guedes. Segundo ele, o uso do blockchain permite rastrear criminosos e o dinheiro usado em golpes digitais.

Na explicação, o ministro disse que o Brasil irá ter em breve a “moeda digital” e fez um relato de como funcionaria: “Vai acabar esse negócio de dinheiro de papel, vai ser tudo digital”, disse ele.

E continuou: “vai ter uma blockchain embaixo, que dá um encadeamento todo, você pode fazer o tracking inteiro. Se alguém te sequestrar e o dinheiro for para algum lugar, como ele não tem dinheiro fisicamente para pegar, vai ter que desviar para uma conta, vai ser possível trackear e pegar o cara”.

A descrição de Guedes é como se espera que as moedas digitais de banco centrais funcionem, apesar de o termo CBDC não ter sido citado pelo ministro. Paulo Guedes já havia dito em novembro de 2020 que o Brasil está no caminho de criar sua CBDC. Na ocasião o ministro falou em um evento da Caixa que o Brasil estava à frente de muitos países em relação a uma CBDC (Moeda Digital do Banco Central).

Publicidade

Após essas ponderações, o entrevistador ressalta que existe um grupo estudando como hackear o código central do Bitcoin, mas que isso no momento levaria bilhões de ano.

Paulo Guedes então se mostra por dentro do tema: “Estão dizendo que, com computação quântica, eles vão fazer em três horas o que iam levar 30 bilhões de anos”.

Veja abaixo a participação de Paulo Guedes no Flow (a fala sobre blockchain começa após 3 horas e 14 minutos de vídeo):

Guedes, Bolsonaro e Blockchain

No dia 26 de novembro de 2020, o governo federal regulamentou o uso de blockchain no Brasil para o Comércio Exterior, de acordo com o Decreto 10.550, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

Publicidade

O documento, publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (24), dá sinal verde para que a tecnologia que nasceu com o bitcoin possa ser usada na administração, fiscalização, controle e tributação das atividades aduaneiras.

A nova lei alterou o Decreto 6.759/2009 que regulamenta todas as operações no comércio exterior.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

Após entrar no top 10 de ETFs com a maior sequência de entradas diárias, o ETF da BlackRock deu uma pausa
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões
homem de social contando dinheiro na rua

Brasileiro que extorquiu R$ 10 milhões em criptomoedas de empresário asiático deixa prisão

O veterinário Thiago Oliveira teria extorquido um empresário da Ásia após encontrar imagens íntimas no celular de sua namorada