Imagem da matéria: Blockchain é superestimado? Estudo diz que 39% dos grandes executivos acreditam que sim
(Foto: Shutterstock)

A pesquisa anual sobre a percepção de mercado sobre o uso da tecnologia blockchain, conduzido pela empresa de consultoria Deloitte, publicou na última sexta-feira (17) a edição do relatório de 2018. O estudo demonstra que as empresas começam a aplicar os conhecimentos adquiridos após testes com a tecnologia.

Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com mil executivos de companhias com renda anual de pelo menos US$ 500 milhões com sede nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá, China, França e México.

Publicidade

Apesar da adoção do estar crescendo no mundo todo, 39% dos empresários pesquisados consideram a tecnologia “superestimada”. Nos EUA, essa impressão é ainda maior, chegando a 44% dos entrevistados no país.

A Deloitte acredita que esse resultado se deve à forte relação que os investidores percebem entre as criptomoedas e o blockchain, num momento em que as moedas digitais sofrem grande volatilidade.

Entretanto, o relatório considera que ainda há espaço para o investimento na tecnologia: “por ainda estarmos no início do desenvolvimento do blockchain, essas impressões e pressupostos não são surpreendentes durante sua maturação.”

A pesquisa também constatou que o número de empresas que investe US$ 10 milhões ou mais também cresceu. O México e a França são os países com maior número de grandes companhias investindo essa quantidade ou mais na tecnologia: 21% e 20%, respectivamente. Entre os chineses e os canadenses, o número é de 18%.

Publicidade

Dos empresários americanos, 13% disseram investir esse montante ou mais em suas companhias. O país com menor número de grandes investidores de blockchain entre os pesquisados é a Alemanha, com 12%.

Questionado sobre as vantagens que o blockchain oferece aos negócios, 32% dos entrevistados consideraram a velocidade da tecnologia; 28% consideraram o potencial para disseminar novos modelos de negócios e novas fontes de renda.

Pelo menos 21% levaram em maior consideração a segurança e 16% acreditam que a maior vantagem seja a redução de custos e os riscos reduzidos. Em relação à segurança, 84% responderam que consideram o blockchain superior a tecnologias alternativas, com 8% considerando-o menos seguro e outros 8% não tendo certeza.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo do nubank e criptomoedas ao lado

Nubank desiste de aumentar taxas de criptomoedas por causa do IOF

O aumento das taxas havia sido uma decisão do próprio Nubank, já que mudanças no IOF não impactaram o setor cripto diretamente
Ilusração com Teias simulam funcionamento de blockchais; ao fundo homem opera laptop

60% das empresas Fortune 500 investem em iniciativas cripto, diz estudo

Uma pesquisa da Coinbase revelou que três a cada cinco empresas da Fortune 500 e outras menores estão envolvidas com a tecnologia blockchain, adjacente das criptomoedas
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Riachuelo lança coleção com origem 100% rastreável com uso de blockchain

Tecnologia foi implementada com parceria da Riachuelo com a Blockforce, empresa do setor Web3 especializada em rastreamento de cadeias
logo da Circle

Ações da Circle sobem 347% e quadruplicam de valor desde a estreia

As ações da Circle dispararam 347% em três dias com o intenso interesse institucional