Imagem da matéria: Bitcoin será aceito como pagamento para emissão de passaporte nos EUA
Foto: Shutterstock

Líder americana na expedição de passaportes e vistos, a Peninsula Visa passará a aceitar Bitcoin como forma de pagamento para alguns de seus serviços. Em comunicado, a empresa anunciou a contratação da Coinbase para intermediar as transações.

A princípio, a novidade inclui pedidos de alteração de nome, renovação e obtenção de segundo passaporte, com disponibilização de mais serviços prevista para os próximos 12 meses.

Publicidade

“Nunca antes alguém pôde pagar por um passaporte dos EUA usando uma moeda digital”, disse Evan James, diretor de operações da Peninsula Visa, em comunicado. “Estamos entusiasmados por ser a primeira empresa do país a oferecer esse método de pagamento alternativo para nossos clientes”.

O executivo acrescentou que a iniciativa chega em momento oportuno, já que o mundo pós-pandemia será “mais digital que nunca”, segundo ele. “Oferecer aos viajantes a capacidade de pagar via Bitcoin parece a jogada certa na hora certa”, completou.

Venezuela testa recurso semelhante

O governo da Venezuela também testa aceitar o Bitcoin como pagamento pela emissão de passaportes e outros documentos, mas somente para cidadãos que residem fora do país.

De acordo com um post feito em junho pelo usuário iguano80 no Reddit, o serviço de emissão de documentos deixou de oferecer suporte a cartão de crédito e passou a exibir o Bitcoin como opção de pagamento. A novidade foi notada por outras pessoas no dia seguinte à postagem, mas logo ficou indisponível, indicando que se tratava mesmo de um teste.

Publicidade

Por lá, os motivos por trás da inovação são outros: a medida seria uma forma de se adaptar às dificuldades que a Venezuela vem enfrentando no processamento de pagamentos internacionais. O país é alvo de sanções econômicas unilaterais impostas pelo governo dos EUA contra a administração de Nicolás Maduro.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Imagem da matéria: Bitcoin salta 6% e supera US$ 66 mil conforme a inflação desacelera nos EUA

Bitcoin salta 6% e supera US$ 66 mil conforme a inflação desacelera nos EUA

“Os números do CPI dos EUA desencadearam uma ruptura na faixa de ativos de risco”, disse a empresa de Cingapura QCP Capital sobre a alta do Bitcoin
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance preso na Nigéria vai parar no hospital após desmaiar em julgamento

O executivo da Binance Tigran Gambaryan passou mal durante seu julgamento na Nigéria e precisou ser hospitalizado