Imagem da matéria: Bitcoin nasceu para descentralizar, mas já criou sua elite de 1%, diz filósofo de esquerda Slavoj Zizek
Filósofo esloveno Slavoz Zizek (Foto: Shutterstock)

O filósofo esloveno Slavoj Zizek, um dos principais intelectuais da esquerda na atualidade, falou sobre Bitcoin e NFT em um artigo publicado pelo portal RT, veículo de comunicação do governo russo.

Zizek afirma que a criptomoeda é alvo de um paradoxo: nasce para descentralizar, mas a sua prática fomenta a centralização.

Publicidade

Em seu texto, o filósofo afirma que quer evitar os dois extremos: nem louvar o Bitcoin e os NFTs como algo que dá uma nova liberdade, mas também não olhar apenas como a “última loucura especulativa do capitalismo”.

A contradição que Zizek vê é que a exigência de força computacional bruta para viabilizar o Bitcoin acabou por formar uma elite, os 1% do ecossistema, que em sua visão dominam e manipulam o sistema.

“A potencial ideia progressista do Bitcoin como uma ideia global e independente de aparatos estatais se concretiza de uma forma que mina as suas próprias premissas”, diz.

Professor nas Universidade de Liubliana (Eslovênia) e Nova York, Zizek vai um pouco mais fundo ao usar ferramentas do mundo acadêmico:

Publicidade

“A chave hegeliana aqui é que, embora o Bitcoin e o NFT apareçam como anomalias do funcionamento normal do dinheiro e commodities, os dois efetivamente atualizam uma potencialidade que já está contida na própria noção de commodity e dinheiro”.

Dominância das pools

Zizek não entra em detalhes, mas parece falar sobre o fato de que as cinco maiores pools de mineração de Bitcoin são responsáveis por mais de 70% do hashrate empregado na rede.

Por ordem de tamanho, esses grupos são: Foundry USA, AntPool, F2Pool, Poolin e Binance Pool, segundo dados do site BTC.com.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

A alta das criptomoedas em março resultou em um recorde de negociações e queda drástica das reservas de Bitcoin das corretoras
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senadores do Paraguai querem pausar toda atividade ligada ao Bitcoin; entenda

Projeto de lei quer que atividades como mineração, compra e venda de Bitcoin sejam suspensas por 180 dias
Equipamento de mineração com CPU em uma mesa de escritório com sinal luminoso do Bitcoin atrás

Dificuldade de mineração do Bitcoin bate recorde em último ajuste antes do halving

Recorde significa que mineradores estão correndo para garantir a recompensa de 6,25 BTC por bloco antes do halving
Baleia dourada envolto a moedas de bitcoin

Baleia adormecida por 14 anos movimenta R$ 17 milhões em Bitcoin

As transações dos 50 BTCs oriundos da recompensa de bloco em 2010 ocorreram nesta manhã de segunda-feira (15)