Imagem da matéria: "Bitcoin não vai a lugar algum", diz ex-presidente do BC Armínio Fraga
Arminio Fraga em conferência (Foto: Bel Pedrosa/Fórum Econômico Mundial)

O ex-presidente do Banco Central e um dos economistas mais conhecidos do Brasil Armínio Fraga acredita que o Bitcoin é uma ideia interessante, mas que não tem um futuro promissor. É a primeira vez ele comentou sobre o tema.

“Não vai a lugar algum. O estoque de moeda já não é importante para os bancos centrais, que vão continuar com seus grandes poderes e riscos”, disse em uma live promovida pelo Instituto ProPague na quarta-feira (16) à noite.

Publicidade

Para Fraga, a moeda digital já chegou com os cartões e as maquininhas, além do sistema de pagamentos PIX, outra inovação do Banco Central. Apesar da crítica, economista reconheceu algumas qualidades da tecnologia:

“O tipo de moeda digital que nasceu com o bitcoin e dos modelos de controle chamados distribuídos, que não exigem um autoridade central, é um negócio muito interessante, com elementos técnicos complexos”.

Problemas do Bitcoin

Porém, ele lembrou que o bitcoin é caro e que o preço é muito instável e, portanto, não serviria como referência de unidade de conta. “Pode ser bom para transferir ou esconder o dinheiro”.

Na sua análise, foi criada uma excitação entre libertários e hiper-liberais que não querem nada do governo em suas vidas. “Os que gostavam do padrão-ouro migraram para esse padrão”, afirmou.

Publicidade

“O mundo já é praticamente digital hoje”, prosseguiu. O que Fraga acha estranho é o fato que de que nos países de moeda forte, há um estoque muito grande de notas (papel-moeda), que, segundo ele, no fundo facilitam a vida de bandidos de todos os tipos — de traficantes a sonegadores de impostos.

Já o economista e professor José Alexandre Scheinkman disse que o bitcoin é usado para especulação e não para trocas comerciais. Porém, numa eventual crise da moeda nacional, as pessoas migram para um novo padrão como é o caso da Argentina, onde todo mundo quer dólar.

Talvez você queira ler
Máquinas de mineração de Bitcoin Micro BT modelo Whatsminer S30

Receita Federal confisca máquinas de mineração de Bitcoin em aeroporto avaliadas em R$ 43 mil

Brasileiro tentava pegar um avião no aeroporto de Foz do Iguaçu com quatro mineradoras de Bitcoin adquiridas no Paraguai
De costas, homem olha para grande tela com solução blockchain

Como manter sua empresa atualizada sobre as mudanças no ecossistema financeiro | Opinião

O autor comenta sobre o ‘Talkenização’, um podcast focado em preparar empresários para o mercado financeiro baseado nas tecnologias emergentes
antonio neto e fabricia campos braiscompany 4

Vítima que perdeu R$ 20 milhões na pirâmide Braiscompany depõe perante a Justiça

A previsão é que os réus detidos por participação no esquema da Braiscompany sejam interrogados na próxima semana
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos