Imagem da matéria: Bitcoin não tem as propriedades básicas do dinheiro, diz Banco Central Europeu
(Foto: Pixabay)

Isabel Schnabel, Membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), descreveu o Bitcoin como um ativo especulativo que não se enquadra na definição de dinheiro.

Em uma entrevista ao Der Spiegel, que também está disponível no site do BCE, Schnabel disse que “em nossa opinião, é errado descrever o Bitcoin como uma moeda, porque ele não cumpre as propriedades básicas do dinheiro”.

Publicidade

Ela argumentou que o Bitcoin é um “ativo especulativo sem qualquer valor fundamental reconhecível”, o que não é estranho às grandes flutuações de preços.

Quando questionada se o fato de muitas pessoas confiarem no Bitcoin poderia prejudicar moedas fiduciárias como o euro, Schnabel disse que está mais preocupada com o fato de que “a confiança nas criptomoedas pode evaporar rapidamente”. Ela argumentou que, como o Bitcoin “é um sistema muito frágil”, isso poderia resultar em perturbações nos mercados financeiros.

Schnabel rejeitou ainda a afirmação de que as moedas fiduciárias também não possuem nenhum valor intrínseco.

“O euro é apoiado pelo BCE, que é altamente confiável. E é com curso legal ”, disse ela. “Ninguém pode recusar-se a aceitar o euro. Bitcoin é um assunto diferente. ”

O Euro digital

As palavras de Schnabel ecoam amplamente as declarações anteriores de Christine Lagarde, presidente do BCE, que no ano passado disse que o Bitcoin e outras criptomoedas representam riscos “por confiar exclusivamente na tecnologia e no conceito errôneo de não haver nenhum emissor ou reivindicação identificável. Lagarde também criticou stablecoins privadas, que – se amplamente adotadas – “poderiam ameaçar a estabilidade financeira e a soberania monetária”.

Publicidade

O BCE está a considerar a implementação de um Euro digital que possa complementar o numerário. No entanto, de acordo com Schnabel, “ainda nada foi decidido”.

Schnabel disse que ainda falta muito trabalho preparatório sobre o euro digital. Ela acrescentou que, do ponto de vista da segurança, um horizonte de quatro a cinco anos é um prazo razoável “necessário para examinar o que isso significa para o nosso sistema monetário”.

Na semana passada, a presidente do BCE, Christine Lagarde, sugeriu que uma decisão sobre um euro digital será tomada nos próximos meses – mas o lançamento real pode levar vários anos.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

Gilmar Mendes mantém prisão de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria

A defesa do ‘Faraó do Bitcoin’ alegou problemas psiquiátricos e uso de medicamento controlado, além de questionar a jurisdição acerca da competência para os processos
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA

O que faria os americanos comprarem mais Bitcoin? Regulamentações mais claras, afirma pesquisa

Pesquisa da Grayscale mostra que 44% dos eleitores dos EUA que não possuem criptos dizem que estão “esperando regulamentações adicionais”
Dois aviões riscam com fumaça para cima o B de bitcoin

Manhã Cripto: Mercado acorda em leve baixa, mas relatório indica Bitcoin rompendo de vez barreira dos US$ 70 mil

Estudo mostra que 50% do suprimento de Bitcoin de longo prazo estava “inativo”, sem movimentos ou alterações nas carteiras rastreadas
Maquinas mineração de Bitcoin apreendidas em La Colmena, Distrito de Paraguarí

Paraguai apreende centenas de máquinas de mineração de Bitcoin em nova ofensiva ao setor

Autoridades já confiscaram mais de 9.000 mil equipamentos nas últimas semanas