Imagem da matéria: “Bitcoin Não é Confiável Como Reserva de Valor”, Diz José Serra
Político do PSDB José Serra escreveu sobre blockchain (foto: Pedro França/Agência Senado)

O senador e ex-candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, escreveu ontem um artigo para o jornal Estado de São Paulo no qual destrincha os mecanismos de funcionamento do Bitcoin para, ao final, adotar um tom crítico.  

Ele recupera alguns dados interessantes, como a primeira compra de um produto com a criptomoeda — duas pizzas de US$ 25 que foram compradas por 10 mil Bitcoins em 2009 (na verdade, a data correta é 2010), o que daria 100 milhões de dólares hoje. E também menciona a clássica comparação com a febre das tulipas na Holanda.

Publicidade

O problema

Mas o político, que também é economista, faz um caminho didático sobre dinheiro eletrônico. Ele descreve os processos de transferência por meio das chaves criptografadas e o papel dos mineradores na detecção de fraudes, que sempre pressupõem que a senha privada não seja roubada. “Aí está o problema”, escreve Serra, “no bitcoin não há uma autoridade central que tenha poder de reverter transações ilegítimas”.

O tucano entendeu bem o funcionamento do blockchain e descreve o processo como à prova de fraudes:

“Quem quisesse fraudar os registros teria de ter capacidade de processamento maior do que a soma dos demais participantes, pois precisaria refazer todo o encadeamento de autenticações em velocidade superior à dos demais mineradores. Impossível”.

Para ele, o mérito do Bitcoin é o blockchain, uma inovação técnica que será capaz de reduzir os custos de transações, registros de propriedade e contratos. Contudo, sobre a primeira moeda digital em si, o texto é bastante crítico.

Ineficiências

Como meio de pagamento, é ineficiente. Como unidade de conta, diz, tem um problema o valor oscila muito e os preços flutuariam em excesso. Além disso, também não seria confiável como reserva de valor. O argumento de Serra é o seguinte:

“embora o sistema preveja uma oferta final de 21 milhões de bitcoins, nada impede que outras criptomoedas inundem o mercado, reduzindo o valor de todas”.

Apesar das críticas, o ex-candidato a presidente nota que as aplicações de novas tecnologias na economia são imprevisíveis. “O caminho para sua utilização prática é tortuoso, dramático e surpreendente, em geral fazendo chacota dos futurólogos”, finaliza.

Publicidade

O tempo dirá se sua previsão sobre o Bitcoin não se tornará motivo de chacota.

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
farao do bitcoin glaidson

Disputa de R$ 72 milhões doados pelo “Faraó do Bitcoin” à Igreja Universal vira caso empresarial, diz O Globo

Administradores judiciais defendem que valores sejam destinados aos credores da GAS Consultoria
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Bitcoin pode ajudar Brasil a fazer investimentos em infraestrutura e educação, diz membro do governo Lula

“Precisamos refletir: que mundo é este que estamos após a crise de 2008? É a resposta que o Bitcoin busca oferecer”, diz Pedro Guerra
Eike Batista posa para foto

CVM determina que Eike Batista e grupo empresarial pare de vender a criptomoeda $EIKE

Em fevereiro, o empresário anunciou o Eike Token ($EIKE) para supostamente financiar uma empreitada no setor energético
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Veja como declarar ETFs de criptomoedas no Imposto de Renda 2025

B3 alerta sobre o que é preciso informar à Receita e quais cuidados ter com rendimentos e tributação