Imagem da matéria: Bitcoin mostra leve alta após EUA aumentarem taxa de juros em 0,25 ponto
FED deve começar a baixar juros em breve (Foto: Shutterstock)

O Federal Reserve (FED), Banco Central dos EUA, anunciou nesta quarta-feira (1º) o aumento de 0,25 ponto da taxa de juros dos Estados Unidos, continuando uma trajetória de desaperto da política monetária e fiscal.

O movimento era esperado pelo mercado financeiro e o Bitcoin (BTC) reagiu bem: a criptomoeda mostra uma alta de 1,6% na última hora, um pouco maior do que o ganhos de 1,4% que o ativo registra nas últimas 24 horas. O novo impulso ajuda o bitcoin a subir para 3,9% seus ganhos nos últimos sete dias.

Publicidade

No momento da redação, a criptomoeda é cotada a US$ 23.451. No Brasil, o BTC é negociado por volta de R$ 118,4 mil, segundo o Índice de Preço do Portal do Bitcoin (IPB).

Após a inflação nos Estados Unidos ter se mostrado mais que um contratempo passageiro em 2021, o FED passou a aumentar a taxa básica de juros para encarecer a tomada de crédito e dificultar o consumo e, assim, conseguir segurar a alta de preços. Nessa toada, a taxa de juros que era de 0,25% foi para os atuais 4,75%, já levando em conta o aumento desta quarta-feira.

Analistas do mercado financeiro preveem que o FED eleve os juros em 0,25 ponto em mais duas ocasiões, antes de começar um movimento de baixa novamente.

Como os juros do FED afetam o Bitcoin?

Uma taxa básica de juros mais alta nos Estados Unidos faz com que investidores vejam como mais atrativo colocar dinheiro em títulos da dívida pública ao invés de investir em outros mercados, como bolsa de valores e criptomoedas.

Publicidade

Assim, quanto menor a taxa de juros, mais aquecido ficam os mercados de risco, em especial ações de companhias do setor de tecnologia e também criptomoedas, como o bitcoin.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Banco Central anuncia próximos passos da regulamentação do mercado cripto no Brasil

Sem definir datas, BC diz que irá fazer mais uma consulta pública no segundo semestre e um planejamento interno sobre stablecoins
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Solana será a próxima criptomoeda a ganhar um ETF? Especialistas respondem

Veja também se Dogecoin, Toncoin e outras criptomoedas poderão futuramente estrear no mercado financeiro tradicional como o Bitcoin e o Ethereum
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido