Imagem da matéria: Bitcoin falhou como moeda e virou um ponzi especulativo, diz Nassim Taleb
Nassim Taleb (Foto: Shutterstock)

O guru dos mercados financeiros, o líbano-americano Nassim Taleb, voltou a atacar o Bitcoin no Twitter na noite de quarta-feira (14) ao escrever o seguinte: “Bitcoin falhou em ser uma moeda, um esquema Ponzi em aberto”.

O tuíte segue seu discurso de fevereiro deste ano, quando ele também usou a rede social para afirmar que o Bitcoin fracassou como reserva de valor. A publicação gerou revolta num ‘velho amigo’ que o rebateu, o autor do livro ‘The Bitcoin Standard’, Saifedean Ammous.

Publicidade

Na publicação de ontem, Taleb começa com a premissa “para que queremos cripto e moeda”, descrevendo o que para ele seria o ideal: “1) Moeda sem governo; 2) Estável/confiável para contratos; 3) Reserva de valor indexada à inflação — cesta de itens representativa para mim; 4) Transações rápidas. Ele concluiu com a pergunta: “Podemos fazer isso?”.

Questionado pelo usuário ‘Ultra_Mega_BTC’, que disse que “o mercado está dizendo o contrário”, Nassim Taleb o xingou de “imbecil”.

A provocação de Nassim Taleb chegou também a Ammous. O prefácio da primeira edição do Bitcoin Standard foi escrito por Taleb, que na época pareceu endossar a ideia da tecnologia. Ammous encarou o ataque ao Bitcoin e revelou que na segunda edição o prefácio será assinado por outra pessoa:

“A nova versão do The Bitcoin Standard será lançada em alguns meses e terá um novo prefácio do grande Michael Saylor, um homem de palavra que coloca a própria pele em risco”.

Mais cedo, porém, Ammous não economizou palavras para expressar o quanto se arrependeu de ter dado a Taleb o prefácio do livro. 

Publicidade

“Nassim Nicholas ‘Descarado’ deixou de endossar meu livro e passou a me insultar obsessivamente em público, sem fazer nenhuma referência ao meu trabalho. Por quê? Porque eu me recusei a me juntar a ele em sua cruzada histérica e insanamente covarde de fechar o planeta com seus amigos no WEF (Fórum Econômico Mundial)”, escreveu o autor, compartilhando uma publicação em que Taleb diz que bitcoiners não entendem de economia.

Em outra sequência, o escritor também usou o espaço para atacar Nassim Taleb, sugerindo que seus movimentos no mercado do lìbano, cuja moeda local sofre com a hiperinflação, não ajudam em nada na adesão ao Bitcoin pela população. Ele escreveu: “Sua moeda está entrando em colapso e seu especialista em risco está dizendo a eles que o único bote salva-vidas que funciona não faz sentido”.

“Foi o maior erro da minha carreira me associar a essa fraude mentirosa. Éramos amigos distantes quando ele se ofereceu para enviar meu livro a uma editora e escrever o prefácio. Ele enviou seu prefácio sem ler o livro, no último minuto, quando já era tarde demais para alterá-lo”, explicou Ammous.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: A aprovação do ETF de Ethereum é boa para o Bitcoin e a KangaMoon?

A aprovação do ETF de Ethereum é boa para o Bitcoin e a KangaMoon?

Pré-venda da KangaMoon obteve um interesse significativo, com mais de 32.000 usuários inscritos, e arrecadou $7,2 milhões
Imagem da matéria: Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

De 8 a 10 de outubro, pontos chave da cidade de Madri atrairão o ecossistema Web3 sob uma perspectiva de negócios, legal e técnica
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central adia Drex para realizar novos de testes de privacidade

BC explica que primeira fase de testes foi focada em elementos de privacidade, mas as soluções encontradas “ainda não estão maduras”
Imagem da matéria: Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

O usuário foi atingido por fogos de artifício em uma live de divulgação do seu token