"Falta de privacidade ameaça o Bitcoin", diz Edward Snowden
(Foto: Shutterstock)

Falando no Decrypt’s Ethereal Summit, Edward Snowden argumentou que o Bitcoin deve ser tornado “privado por design” para conter os esforços para reprimir as chamadas “moedas de privacidade”, como Monero.

“O Bitcoin está realmente falhando de forma abrangente no ângulo da privacidade”, disse Snowden, acrescentando: “Agora, em 2021, todo mundo sabe que há um problema quando falamos sobre vigilância digital”.

Publicidade

Snowden, um ex-contratado da Agência de Segurança Nacional dos EUA que vazou informações altamente confidenciais em 2013, falou com Marta Belcher, conselheira especial para privacidade digital sem fins lucrativos da Electronic Frontier Foundation. A dupla discutiu como as criptomoedas podem tirar o anonimato do dinheiro e importá-lo para o mundo online. Belcher acrescentou que estava muito alarmada com as tentativas de estender a “vigilância em massa” à indústria cripto.

O problema de privacidade

Os dois também voltaram sua atenção para moedas de privacidade, como Monero e ZCash. Ao contrário do Bitcoin, as moedas de privacidade permitem transações totalmente anônimas. No entanto, Snowden apontou, Monero está tendo problemas para ser listado nas bolsas. “Mas ambos são grandes projetos”, acrescentou.

“A maneira de consertar isso é tornar o Bitcoin privado”, disse Snowden. “Você tem que ter a ideia de que a criptomoeda é privada por design”, disse ele. “É realmente frustrante para muitas pessoas neste espaço que a equipe de desenvolvimento central do Bitcoin tenha sido priorizada – porque quanto mais eles esperam, mais obstáculos serão colocados para evitar isso.”

Snowden argumentou que o maior problema com a indústria de criptomoedas hoje é que as pessoas que tomam decisões sobre a regulamentação da indústria são aquelas com maior participação no sistema.

Publicidade

Snowden também descreveu as moedas digitais do banco central (CBDCs) como “terríveis”. Mesmo desconsiderando as questões de privacidade em torno dos CBDCs, argumentou Snowden, eles são problemáticos porque permitem que os governos emitam dinheiro com uma data de expiração. “‘Bem, para estímulo econômico, podemos dar-lhe um pagamento, mas se você não usar, você perde'”, disse ele. “A simples ideia de que qualquer pessoa em qualquer lugar possa revogar seu dinheiro é assustadora.”

Em última análise, porém, Snowden favorece uma forma de dinheiro acima de tudo quando se trata de privacidade. “O dinheiro, como eu disse várias vezes, realmente faz o melhor nessa área”, disse ele.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
Talvez você queira ler
pilhas de moedas de bitcoin BTC

Mineradores de Bitcoin vão devolver R$ 15 milhões ao investidor que pagou taxa mais cara da história

O pool de mineração AntPool concordou em devolver os R$ 15 milhões que entraram para a história como a taxa mais cara já paga por uma transação de Bitcoin
Imagem da matéria: Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Empresa fundada por Michael Syalor agora detém aproximadamente 0,75% do fornecimento total de Bitcoin em circulação
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor