"Falta de privacidade ameaça o Bitcoin", diz Edward Snowden
(Foto: Shutterstock)

Falando no Decrypt’s Ethereal Summit, Edward Snowden argumentou que o Bitcoin deve ser tornado “privado por design” para conter os esforços para reprimir as chamadas “moedas de privacidade”, como Monero.

“O Bitcoin está realmente falhando de forma abrangente no ângulo da privacidade”, disse Snowden, acrescentando: “Agora, em 2021, todo mundo sabe que há um problema quando falamos sobre vigilância digital”.

Publicidade

Snowden, um ex-contratado da Agência de Segurança Nacional dos EUA que vazou informações altamente confidenciais em 2013, falou com Marta Belcher, conselheira especial para privacidade digital sem fins lucrativos da Electronic Frontier Foundation. A dupla discutiu como as criptomoedas podem tirar o anonimato do dinheiro e importá-lo para o mundo online. Belcher acrescentou que estava muito alarmada com as tentativas de estender a “vigilância em massa” à indústria cripto.

O problema de privacidade

Os dois também voltaram sua atenção para moedas de privacidade, como Monero e ZCash. Ao contrário do Bitcoin, as moedas de privacidade permitem transações totalmente anônimas. No entanto, Snowden apontou, Monero está tendo problemas para ser listado nas bolsas. “Mas ambos são grandes projetos”, acrescentou.

“A maneira de consertar isso é tornar o Bitcoin privado”, disse Snowden. “Você tem que ter a ideia de que a criptomoeda é privada por design”, disse ele. “É realmente frustrante para muitas pessoas neste espaço que a equipe de desenvolvimento central do Bitcoin tenha sido priorizada – porque quanto mais eles esperam, mais obstáculos serão colocados para evitar isso.”

Snowden argumentou que o maior problema com a indústria de criptomoedas hoje é que as pessoas que tomam decisões sobre a regulamentação da indústria são aquelas com maior participação no sistema.

Publicidade

Snowden também descreveu as moedas digitais do banco central (CBDCs) como “terríveis”. Mesmo desconsiderando as questões de privacidade em torno dos CBDCs, argumentou Snowden, eles são problemáticos porque permitem que os governos emitam dinheiro com uma data de expiração. “‘Bem, para estímulo econômico, podemos dar-lhe um pagamento, mas se você não usar, você perde'”, disse ele. “A simples ideia de que qualquer pessoa em qualquer lugar possa revogar seu dinheiro é assustadora.”

Em última análise, porém, Snowden favorece uma forma de dinheiro acima de tudo quando se trata de privacidade. “O dinheiro, como eu disse várias vezes, realmente faz o melhor nessa área”, disse ele.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin à vista já controlam mais de 1 milhão de BTC

Mais da metade dos US$ 70,5 bilhões em fundos está praticamente dividida entre Grayscale e BlackRock
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

ETF de Bitcoin da BlackRock agora detém mais BTC do que sua rival, a tradicional Grayscale Bitcoin Trust
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%