Binance vendeu direito de crédito de clientes na Genesis sem consentimento, diz jornal

Os supostos clientes afetados são da Gopax, corretora que a Binance comprou no ano passado para operar na Coreia do Sul
Tela de computador com logotipo da Binance e lente de aumento

Shutterstock

A Binance supostamente vendeu direitos de crédito de clientes da corretora sul-coreana Gopax na Genesis sem o consentimento dos usuários, em um movimento que pode ter causado perdas financeiras para eles. A história foi revelada pelo portal Hankyung, que afirma ter entrevistado fontes com acesso aos contratos.

Para contextualizar, em fevereiro de 2023, a Binance comprou a Gopax, obtendo assim uma forma de operar na Coreia do Sul sem precisar aguardar por uma licença. A exchange local é uma das cinco maiores do país. 

Publicidade

A Gopax fez um desconto para vender suas ações para a Binance. Como um meio de compensar os clientes pela desvalorização, a maior corretora do mundo assumiu o compromisso de restituir os valores dos clientes do serviço GoFi, que perderam dinheiro com o colapso da Genesis no final de 2022. 

A Genesis entrou em processo de recuperação judicial e os clientes da Gopax entraram na lista de credores. Do momento da falência até agora, o mercado cripto mais que dobrou de valor, de modo que os créditos em criptomoedas automaticamente também se valorizaram. 

A fonte do portal sul-coreano afirma que a primeira parcela do pagamento da Binance foi feita usando um fundo específico chamado “Iniciativa de Recuperação da Indústria” (Industry Recovery Initiative). 

Já para a segunda parcela, a Binance teria vendido os direitos de créditos dos clientes da Gopax por menos de 50% do valor em agosto do ano passado. Vender direitos de crédito por valores menores para antecipar liquidez é uma prática comum, mas o que chama a atenção é a suposta falta de conhecimento dos donos dos créditos de que isso estava sendo feito.

Publicidade

Segundo a fonte, a Binance já pagou 50% dos valores perdidos por clientes na GoFi. Para entender a valorização dos direitos de crédito: a metade restante valia R$ 132 milhões no momento do colapso da Genesis; agora, com a valorização do Bitcoin, este montante vale R$ 378 milhões.

Procurada pela imprensa, a Gopax não deu retorno. A Binance, conforme aponta o portal The Block, não comentou o caso e redirecionou as demandas para a Gopax.