A Binance vai interromper os saques e depósitos de Cardano (ADA) na sua plataforma no domingo (12) em que a criptomoeda passa pelo hard fork ‘Alonzo’.
As operações estarão suspensas a partir das 18h14 (horário de Brasília), meia hora antes da atualização prevista para acontecer às 18h44. Os saques e depósitos serão restabelecidos quando a exchange considerar que a rede atualizada esteja estável.
O comunicado oficial da exchange recomenda que os usuários deixem tempo suficiente para que os depósitos sejam processados antes do horário limite. Vale lembrar que durante a atualização, as negociações de Cardano não serão afetadas e continuarão acontecendo normalmente na plataforma.
A interrupção temporária dos serviços é uma medida adotada para proteger os usuários de possíveis riscos que podem acontecer quando a rede principal passa por um hard fork, como a geração de uma nova moeda.
A Binance ressalta que o hard fork do final de semana não vai resultar na criação de novos tokens, e sim na introdução de uma série de melhorias no ecossistema da Cardano.
Hard fork da Cardano
A Cardano recebe neste domingo a atualização Alonzo, uma das mais importantes e aguardadas da história da moeda que dará acesso direto à tecnologia dos contratos inteligentes na sua blockchain.
A partir da semana que vem, aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) poderão ser construídos no ecossistema da Cardano, permitindo que o projeto dispute um novo território dominado por redes concorrentes como Ethereum e Binance Smart Chain.
Desde o início de 2021, a Cardano vem passando por um conjunto de upgrades importantes. Alonzo é primeiro hard fork da ‘Era Goguen’ da moeda, a terceira de uma série de otimizações planejadas para a blockchain que deve levar cerca de quatro anos para ser concluída.
A rede de testes do hard fork está no ar desde o início de setembro e alguns problemas de escalabilidade que dApps encontraram durante esse período causaram tensão na comunidade. A empresa por trás da criptomoeda e seu fundador, Charles Hoskinson, rebateram as críticas e as classificaram como FUD e desinformação.
Faltando poucos dias para a chegada da aguardado hard fork, a ADA registra uma alta de 4% nesta quinta (9), segundo o CoinMarketCap. Apesar disso, a moeda ainda sofre os impactos da correção do início da semana, que a fez desvalorizar 17% nos últimos sete dias.