Smartphone com logo da Binance sob uma mesa de vidro
Shutterstock

A Binance comunicou nesta quarta-feira (1) que vai remover nos próximos dias 48 pares de negociação de criptomoedas na sua plataforma. Todas esses pares estão ligados a stablecoin nativa da corretora, Binance Dolar (BUSD).

“Para proteger os usuários e manter um mercado de negociação de alta qualidade, a Binance realiza revisões periódicas de todos os pares de negociação à vista listados e pode remover pares selecionados devido a vários fatores, como baixa liquidez e volume de negociação”, ressalta a corretora.

Publicidade

As primeiras remoções, de pares negociados à vista (spot), vão ocorrer na próxima sexta-feira (3) em dois horários diferentes. Confira:

03/11/2023 — 3h UTC (meia-noite no Brasil): CAKE/BUSD, COMP/BUSD, CRV/BUSD, EOS/BUSD, FIDA/BUSD, FLOW/BUSD, GLMR/BUSD, GRT/BUSD, HFT/BUSD, ICP/BUSD, KEY/BUSD, LDO/BUSD, LEVER/BUSD

03/11/2023 — 5h UTC (3h no Brasil): MAGIC/BUSD, MASK/BUSD, MKR/BUSD, MULTI/BUSD, OG/BUSD, PHB/BUSD, PYR/BUSD, SANTOS/BUSD, T/BUSD, UNI/BUSD, XMR/BUSD, XVG/BUSD

A Binance alerta que também encerrará os serviços de robôs de negociação (trading bots) à vista para os pares mencionados no mesmo horário de remoção, e por isso insta os usuários a cancelarem suas posições “para evitar quaisquer perdas potenciais”.

No comunicado seguinte, a corretora relacionou os pares de negociação em margem (margin) que serão removidos na quinta-feira (9), ou seja, daqui uma semana, às 6h UTC (3 horas no Brasil). 

Publicidade

São eles: ADA/BUSD, AGIX/BUSD, APE/BUSD, AVAX/BUSD, BAKE/BUSD, BCH/BUSD, DOGE/BUSD, DOT/BUSD, FIL/BUSD, FRONT/BUSD, GALA/BUSD, LINK/BUSD, LTC/BUSD, LUNA/BUSD, LUNC/BUSD, MATIC/BUSD, OP/BUSD, RUNE/BUSD, SHIB/BUSD, TRB/BUSD, USTC/BUSD, XLM/BUSD.

O par YGG/BUSD será removido tanto na modalidade de negociação de margem cruzada (cross margin) quanto na margem isolada (isolated).

A nota ressalta que no horário mencionado serão suspensos empréstimos feitos na modalidade margem isolada, restando à plataforma a realização de liquidação automática das ordens pendentes.

Os riscos de manter a stablecoin BUSD na Binance

Ao anunciar essas remoções de pares, a Binance alertou que os usuários são incentivados a converter seus ativos BUSD em outros ativos disponíveis na Binance antes de fevereiro de 2024.

Publicidade

“Os usuários podem negociar seus saldos BUSD por FDUSD sem taxas de negociação ou converter seus saldos BUSD em FDUSD usando o sistema Convert”, alerta o comunicado.

A stablecoin FDUSD (First Digital USD) vem gradualmente tomando espaço da BUSD na plataforma da Binance.

Isso ocorre porque a Paxos, a emissora do BUSD, recebeu em fevereiro deste ano do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) uma ordem para suspender a emissão da stablecoin.

Na época, um porta-voz do NYDFS disse em e-mail à Reuters que a Paxos não foi capaz de administrar o token de maneira segura e que “violou sua obrigação de conduzir avaliações de risco periódicas personalizadas e atualizações de diligência prévia de clientes da BUSD, emitida pela Binance e Paxos, para impedir que atores mal-intencionados usem a plataforma”.  

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Tokenização de ativos enfrenta área cinzenta na declaração de Imposto de Renda |Opinião

Para o autor, a declaração de tokens que representam recebíveis, e outros ativos do mundo real, devem mudar nos próximos anos
Vitalik-Buterin-Ethereum

Vitalik Buterin se torna defensor do “comunismo degenerado”; entenda

Para o criador do Ethereum, o “comunismo degen” abraça abertamente o caos, mas ajusta regras e incentivos para fazer com que as consequências do caos estejam alinhadas com o bem comum
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Bitcoin e Ethereum vão em direções opostas nesta sexta-feira (5), com investidores globais atentos aos dados do mercado de trabalho nos EUA
Imagem da matéria: Fundos de criptomoedas do Brasil captam mais R$ 50 milhões na semana

Fundos de criptomoedas do Brasil captam mais R$ 50 milhões na semana

Fundos cripto brasileiros ficam pela segunda semana consecutiva atrás apenas dos EUA em captação