Imagem da matéria: Banco inglês pretende barrar clientes de usarem Binance e Kraken
Foto: Shutterstock

O TSB Bank, um banco privado do Reino Unido, pode começar a proibir seus mais de 5 milhões de clientes de usarem seus fundos para a compra de criptomoedas nas exchanges Binance e Kraken. O motivo, segundo o jornal The Sunday Times, é que a instituição vem recebendo milhares de reclamações de clientes que alegam terem caído em golpes.

Segundo a reportagem, as preocupações do TSB são de que possa haver fraudadores em empresas que negociam criptomoedas que têm se beneficiado de configurações fracas que permitem o acesso e  o roubo de fundos, ou seja, de contas sem por exemplo sem a verificação de dois fatores (2FA).

Publicidade

Particularmente, disse o The Sunday, o TSB Bank está preocupado com a Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, registrada nas Ilhas Cayman.

Procurado pelo site para comentar o assunto, o banco disse que 849 de seus poupadores relataram ter perdido dinheiro para golpistas com contas Binance entre 15 de março e 15 de abril. O banco também ressaltou que quando questionou a exchange sobre o tema não obteve um retorno.

Um caso semelhante ocorreu no mês passado, quando um banco digital com sede em Londres, o Starling Bank, barrou o envio de fundos para empresas de criptomoedas. Ao The Telegraph, a instituição revelou que o motivo foi a preocupação com o que ela considerou um alto nível de suspeita de crimes financeiros por meio do setor de criptomoedas.

Na ocasião, o jornal revelou ainda que outros bancos também vinham tomando medidas semelhantes. Além dos clientes do Starling Bank, os clientes do Barclays e Monzo também estavam entre os impedidos, pelo menos temporariamente, de transferir dinheiro para exchanges de criptomoedas.

Publicidade

Criptomoedas no Reino Unido

Há uma tensão entre os reguladores do Reino Unido não só em relação ao aumento de crimes relacionados a criptomoedas, mas também sobre o crescimento de investidores neste setor.

No início do ano, a Financial Conduct Authority (FCA), autarquia do Reino Unido que regula o setor financeiro, advertiu os consumidores que investem em criptomoedas que eles deveriam estar preparados para perder todo o seu dinheiro.

Em março, a Autoridade de Padronização das Propagandas do Reino Unido (ASA) baniu uma campanha impressa veiculada pela exchange Coinfloor que se espalhou pelo metrô de Londres Segundo a ASA, a campanha de marketing se destinou a pensionistas que, provavelmente, não entendiam o suficiente sobre o risco de investir em criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

Parceria em tokenização entre Mercado Bitcoin e Bolt Energy democratiza acesso ao setor de energia

A parceria entre as empresas teve início em 2022
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
Imagem da matéria: Tokens Titãs: Revelando os players mais poderosos no cenário cripto gamer em 2024

Tokens Titãs: Revelando os players mais poderosos no cenário cripto gamer em 2024

Entre os tokens de jogo melhor classificados estão Immutable (IMX), Gala (GALA), Axie Infinity (AXS), Sandbox (SAND) e KangaMoon (KANG)