Binance anuncia mais um nome de peso para seu conselho consultivo global

A chegada do ex-regulador mexicano na Binance acontece na mesma semana que Henrique Meirelles, ex-presidente do BC do Brasil, se uniu ao conselho da corretora
Imagem da matéria: Binance anuncia mais um nome de peso para seu conselho consultivo global

Foto: Shutterstock

Depois de Henrique Meirelles, a Binance confirma outro grande nome do setor regulatório do mercado financeiro para seu conselho: Adalberto Palma Gomez. Ele é o ex-presidente da Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários do México (CNBV, equivalente à CVM no Brasil), cargo que ocupou até 2020.

Segundo comunicado enviado à imprensa pela corretora, Adalberto tem mais de 30 anos de experiência no setor financeiro em cargos executivos no Banamex, Citibank e Bankers Trust. Além disso, foi funcionário público no México, participando como conselheiro independente do IPAB.

Publicidade

A Binance garantiu divulgar em breve mais detalhes sobre o novo conselho consultivo que está montando com executivos de diferentes países.

Henrique Meirelles na Binance

O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi um dos principais nomes desta semana no universo das criptomoedas, com a notícia de que ele foi contratado pela Binance para ser parte de um conselho consultivo global que a corretora está montado.

Portal do Bitcoin fez uma entrevista exclusiva com o executivo, onde ele revela os bastidores de sua contratação e fala sobre os planos de atuação junto à corretora no Brasil, especialmente sobre o que chama de “diálogo com o Banco Central” – embora afirme que ainda precisa estudar o Projeto de Lei que regula as criptomoedas no Brasil, atualmente aguardando votação na Câmara dos Deputados, para avaliar como fazer propostas mais concretas.

Ele diz que a corretora pretende “liderar o processo de autorregulamentação, com sistemas envolvendo tecnologia que assegurem principalmente a análise de origem do dinheiro”, fazendo referência aos processos de controle para impedir crimes como lavagem de dinheiro.

Leia a entrevista completa com Henrique Meirelles.