Imagem da matéria: Bilionário americano investe US$ 300 milhões para construir cidade blockchain em deserto
(Foto: Divulgação)

O milionário americano Jeffrey Berns, fundador e CEO da empresa Blockchains LLC, quer construir uma comunidade baseada na tecnologia blockchain e criptomoedas em Nevada (EUA), segundo reportagem do New York Times (NYT) na última quinta-feira (01).

Berns, que é advogado, investiu US$ 300 milhões no projeto que já agrupa 67.000 acres de terras (cerca de 160 km²), escritório, planejamento e uma equipe de 70 pessoas, diz o NYT.

Publicidade

O empreendedor conseguiu apoio até mesmo do governador de Nevada, Brian Sandoval, que em um evento na semana passada nomeou a propriedade do advogado de ‘Innovation Park’ (Parque da Inovação).

De acordo com o site, Berns passou a maior parte de sua vida profissional trabalhando em ações judiciais coletivas, muitas delas contra empresas financeiras. Em 2012, ele conheceu o Bitcoin.

No entanto, não foi a maior e mais conhecida das criptomoedas que o encantou. Berns comprou Ethereum em uma grande negociação em 2015. Depois disso, ele só teve que esperar seu aumento astronômico de preço para hoje financiar o seu sonho, uma ‘criptocidade’.

Berns vê a cidade dos seus sonhos abrigando milhares de pessoas em suas casas planejadas, escolas, faculdade e até uma arena esportiva numa espécie de comunidade experimental, diz a reportagem.

Publicidade

Essa estrutura, que ele chamou de “entidade colaborativa distribuída”, deve operar em uma blockchain, onde os direitos de propriedade e os poderes de voto de todos serão registrados em uma carteira digital.

Blockchain e benefícios fiscais

O jornal diz que Berns foi atraído para Nevada por conta de benefícios fiscais, incluindo isenção de imposto de renda. Ele disse que sua ambição não é ser um magnata do setor imobiliário ou ficar mais rico.

O empreendedor acredita que “se conseguirmos que pessoas confiem no blockchain o suficiente, podemos começar a mudar todos os sistemas pelos quais operamos”, diz o NYT.

O projeto de Berns está tão bem encaminhado que sua empresa já fechou uma parceria com uma das principais empresas de energia do estado, a NV Energy, para se juntar a projetos que vão executar transações de energia através de uma blockchain.

Publicidade

Berns também planeja construir cofres nas montanhas de Nevada para abrigar chaves privadas que, segundo ele, as pessoas ainda não têm noção do quão importante é manter uma chave de criptomoeda segura.

No entanto, ele acredita que o Innovation Park só vai começar a ser construído mesmo após 2019, depois de aprovado o plano diretor pelo Condado de Nevada.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%
Bolo de dólares em cima de outras notas

PF da Argentina prende família que lavava dinheiro de contrabando e jogos de azar com USDT

Com o filho preso e a esposa indiciada, o líder da quadrilha, Fabián Di Julio, o “El Gordo”, se entregou na última quarta-feira
Imagem da matéria: Cocriador da Samourai Wallet deve sair da prisão em breve e se declarar inocente

Cocriador da Samourai Wallet deve sair da prisão em breve e se declarar inocente

Defesa e promotoria debatem se réu pode esperar julgamento em Portugal onde morava ou se deve ficar em Nova York
Celular mostra logotipo da memecoin BONK

Memecoins da Solana Bonk e Billy disparam em meio à queda do mercado

Movimentos significativos foram feitos no mercado, transformando a BONK na maior memecoin de Solana e o Gigachad o maior vencedor semanal