Imagem da matéria: Batalha jurídica entre Apple e Epic Games finalmente acabou; veja o resultado
Foto: Shutterstock

A Suprema Corte dos Estados Unidos não irá julgar a batalha antitruste entre Apple e Epic Games que vem ocorrendo há anos, negando os pedidos de ambas as empresas na última terça-feira (16).

Na prática, a decisão da corte mantém as atuais taxas da App Store da Apple, permitindo aos desenvolvedores direcionar usuários para métodos de pagamento externos.

Também permite que a Apple continue a manter sua App Store como a única disponível para usuários do iOS.

Publicidade

“A Suprema Corte negou os apelos de ambas as partes no caso antitruste Epic vs. Apple”, escreveu o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, no X (antigo Twitter), na manhã de terça-feira. “A batalha judicial para abrir o iOS a lojas e pagamentos concorrentes está perdida nos Estados Unidos. Um resultado triste para todos os desenvolvedores.”

Ele acrescentou, no entanto, que a decisão significa que os desenvolvedores de aplicativos para iOS podem começar a incluir botões e links que direcionam para compras externas fora da App Store. “A partir de hoje, os desenvolvedores podem começar a exercer seu direito estabelecido pelo tribunal de informar aos clientes dos EUA sobre preços melhores na web”, escreveu Sweeney.

A App Store da Apple é a única maneira atual para os usuários de iOS baixarem novos aplicativos, e a Apple retira uma comissão de 30% de qualquer compra dentro do aplicativo ou venda de app.

O início do conflito

A Epic Games, editora do popular jogo de tiro battle royale Fortnite e criadora da plataforma de desenvolvimento de jogos Unreal Engine, tentou encontrar uma solução em 2020 para evitar a onerosa “taxa da Apple”. A Apple então removeu a versão móvel do Fortnite de sua loja de aplicativos, iniciando assim a batalha entre a gigante da tecnologia e a desenvolvedora de jogos.

Em agosto, a Suprema Corte temporariamente interrompeu a aplicação de uma decisão do Tribunal de Apelações do Nono Circuito no caso, dando à Apple tempo para apresentar um recurso próprio.

Em abril de 2023, o Tribunal de Apelações concluiu que a Apple violou a Lei de Concorrência Desleal da Califórnia ao não permitir que aplicativos para iOS oferecessem opções de pagamento aos usuários fora dos mecanismos de compra dentro do aplicativo da Apple. O Tribunal também afirmou que a taxa de 30% da Apple poderia ser mantida, apesar de uma decisão anterior considerá-la ilegal.

A decisão da Suprema Corte de terça-feira permitirá que as decisões do Tribunal de Apelação do Nono Circuito entrem em vigor, o que significa que os desenvolvedores de iOS poderão sugerir métodos de pagamento alternativos fora da App Store que efetivamente contornam a taxa da Apple.

Publicidade

Isso poderia resultar em bilhões de dólares em receitas perdidas para a Apple. No entanto, por enquanto, parece que a taxa de 30% para compras dentro de aplicativos na App Store foi preservada nos Estados Unidos, apesar dos esforços da Epic para reformá-la.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Lightning Network ainda está “na infância”, mas especialistas veem grande potencial de crescimento

Lightning Network ainda está “na infância”, mas especialistas veem grande potencial de crescimento

Na Satsconf 2024, especialistas discutiram o potencial da Lightning Network e as oportunidades que ela oferece para o futuro do Bitcoin
Imagem da matéria: Diretor da OKX critica ambiente regulatório no Brasil e executivos da Ripple, Revolut e Crypto.com discordam

Diretor da OKX critica ambiente regulatório no Brasil e executivos da Ripple, Revolut e Crypto.com discordam

“O Brasil continua com um gigante adormecido, principalmente em termos de regulação”, disse diretor da OKX
Imagem da matéria: Força-tarefa da COP29 quer aumentar impostos sobre criptomoedas

Força-tarefa da COP29 quer aumentar impostos sobre criptomoedas

Grupo de países aponta que imposto sobre mineração ou transações com criptomoedas poderia gerar até US$ 323 bilhões
martelo de juiz com logo da ftx ao fundo

FTX processa Binance por US$ 1,7 bilhão e acusa CZ de tentar “destruir” a rival

A ação judicial busca recuperar bilhões de dólares em posse da Binance para pagar os credores da FTX