Imagem da matéria: Batalha jurídica entre Apple e Epic Games finalmente acabou; veja o resultado
Foto: Shutterstock

A Suprema Corte dos Estados Unidos não irá julgar a batalha antitruste entre Apple e Epic Games que vem ocorrendo há anos, negando os pedidos de ambas as empresas na última terça-feira (16).

Na prática, a decisão da corte mantém as atuais taxas da App Store da Apple, permitindo aos desenvolvedores direcionar usuários para métodos de pagamento externos.

Também permite que a Apple continue a manter sua App Store como a única disponível para usuários do iOS.

Publicidade

“A Suprema Corte negou os apelos de ambas as partes no caso antitruste Epic vs. Apple”, escreveu o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, no X (antigo Twitter), na manhã de terça-feira. “A batalha judicial para abrir o iOS a lojas e pagamentos concorrentes está perdida nos Estados Unidos. Um resultado triste para todos os desenvolvedores.”

Ele acrescentou, no entanto, que a decisão significa que os desenvolvedores de aplicativos para iOS podem começar a incluir botões e links que direcionam para compras externas fora da App Store. “A partir de hoje, os desenvolvedores podem começar a exercer seu direito estabelecido pelo tribunal de informar aos clientes dos EUA sobre preços melhores na web”, escreveu Sweeney.

A App Store da Apple é a única maneira atual para os usuários de iOS baixarem novos aplicativos, e a Apple retira uma comissão de 30% de qualquer compra dentro do aplicativo ou venda de app.

O início do conflito

A Epic Games, editora do popular jogo de tiro battle royale Fortnite e criadora da plataforma de desenvolvimento de jogos Unreal Engine, tentou encontrar uma solução em 2020 para evitar a onerosa “taxa da Apple”. A Apple então removeu a versão móvel do Fortnite de sua loja de aplicativos, iniciando assim a batalha entre a gigante da tecnologia e a desenvolvedora de jogos.

Em agosto, a Suprema Corte temporariamente interrompeu a aplicação de uma decisão do Tribunal de Apelações do Nono Circuito no caso, dando à Apple tempo para apresentar um recurso próprio.

Em abril de 2023, o Tribunal de Apelações concluiu que a Apple violou a Lei de Concorrência Desleal da Califórnia ao não permitir que aplicativos para iOS oferecessem opções de pagamento aos usuários fora dos mecanismos de compra dentro do aplicativo da Apple. O Tribunal também afirmou que a taxa de 30% da Apple poderia ser mantida, apesar de uma decisão anterior considerá-la ilegal.

A decisão da Suprema Corte de terça-feira permitirá que as decisões do Tribunal de Apelação do Nono Circuito entrem em vigor, o que significa que os desenvolvedores de iOS poderão sugerir métodos de pagamento alternativos fora da App Store que efetivamente contornam a taxa da Apple.

Publicidade

Isso poderia resultar em bilhões de dólares em receitas perdidas para a Apple. No entanto, por enquanto, parece que a taxa de 30% para compras dentro de aplicativos na App Store foi preservada nos Estados Unidos, apesar dos esforços da Epic para reformá-la.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Worldcoin lança blockchain própria onde "humanos verificados têm prioridade"

Worldcoin lança blockchain própria onde “humanos verificados têm prioridade”

Usando tecnologia da Optimism, a World Chain será uma rede dedicada e que preserva a privacidade dos usuários da Worldcoin
Imagem da matéria: O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

Cadu Moura comenta um debate importante sobre o futuro do dinheiro feito durante o Web Summit Rio
Mineração

Mineradora de carvão usa energia excedente para minerar R$ 130 milhões em Bitcoin

A Alliance Resource Partners agora detém US$ 25 milhões em BTC, que gerou com as plataformas de mineração adquiridas pela primeira vez em 2020
Imagem da matéria: "Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1", diz diretor do Superteam Solana Brasil

“Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1”, diz diretor do Superteam Solana Brasil

Em entrevista ao Portal do Bitcoin, Estevão Rizzo, diretor da Superteam Solana no Brasil, afirma que foco da Solana é “business”