O site de notícias Coingeek.com, recentemente adquirido pelo bilionário Calvin Ayre, afirma que os bancos estão tentando sujar a indústria para restaurar o “status quo da economia”.
A Ethereum foi derrubada nas mãos de uma notícia falsa no início deste ano depois que subiu de cerca de US$ 10 por token ETH para cerca de US $ 380.
Em um “flash crash”, seu valor caiu até US $ 0,10 após uma série de histórias superficiais, causando confusão e falta de confiança em seu futuro.
Uma dessas histórias foi que Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, havia morrido após um acidente de carro.
O rumor foi rapidamente esmagado quando o próprio Buterin twittou uma foto de si mesmo no Twitter no início do dia seguinte.
Outra confusão veio do The Times em uma declaração sugerindo que não era Buterin quem escreveu “100 por cento do código” da Ethereum, adicionando combustível ao fogo na tentativa de instilar a falta de confiança nessa nova tecnologia.
Ed Pownall, da Coingeek, explicou o por que do mundo financeiro tradicional está aparentemente visando novos tipos de instrumentos econômicos.
“Um conceito tão disruptivo para o status quo do setor bancário como Bitcoin traduziu-se em uma resistência considerável à sua própria existência e, portanto, sabemos que muitos têm uma agenda para matá-lo ainda no nascimento”, disse ele
“Como resultado, eles alimentam a mídia, que pode não compreender completamente os prós e contras desta moeda muito complexa, com informações incorretas para criar dúvidas e incertezas”.
A Blockchain é a tecnologia do momento em 2017, com o Bitcoin sendo a implementação mais visível da tecnologia.
Seu enorme crescimento em valor tornou atrativo para investidores e governos, bem como empresas, que estão aceitando cada vez mais as transações de Bitcoin como pagamento de bens e serviços.
No entanto, com o sistema financeiro estabelecido colocando o seu poder atrás de descarrilar os diferentes tipos de criptomoedas no mercado no momento, a mídia alarmista e imprecisa no espaço é abundante, com efeitos nocivos, o site afirma.
Pownall comenta: “Como o Bitcoin cresceu em popularidade, muitos sites de editores descobriram que esse é um tópico de tendência conveniente.
“Nós acreditamos que os pagamentos com criptomoedas irão rivalizar significativamente com os pagamentos em dinheiro nos principais países.”