Imagem da matéria: Banco da Arábia Saudita lança serviço de transferências internacionais via Ripple
(Foto: Shutterstock)

Os cidadãos da Arábia Saudita já podem realizar transferências internacionais instantâneas através do Banco Britânico Saudita (SABB) usando a criptomoeda nativa da Ripple, XRP.

A novidade foi revelada na quarta-feira (24) durante a ‘Financial Sector Conference’, uma conferência que aconteceu em Riad, capital da Arábia Saudita, e publicada oficialmente por meio de um comunicado de imprensa no dia 25 de abril.

Publicidade

De acordo com a nota, o novo sistema faz parte de um programa de desenvolvimento do setor financeiro da instituição, que visa uma transformação digital para enriquecer a experiência do cliente.

Majed Najm, vice-diretor do SABB comentou:

“Esta etapa faz parte das ações contínuas do Banco para fornecer os melhores serviços bancários usando novos produtos e tecnologias a fim de economizar tempo e esforço dos nossos clientes”.

Ele também acrescentou que faz parte da política da instituição promover ações que visam manter a liderança do Banco no país, seja no setor de varejo ou corporativo.

Najm fez questão de ressaltar que agora o SABB “oferece aos seus clientes serviços de pagamento transfronteiriços mais rápidos, seguros e transparentes, com o lançamento da tecnologia blockchain através da Ripple.

Publicidade

Iniciativa começou em 2018

Em janeiro de 2018, O SABB foi um dos primeiros bancos sauditas a realizar uma parceira de testes com a Ripple. Segundo a CCN, o banco possui US$ 50 bilhões em ativos.

O primeiro teste-piloto, no entanto, só aconteceu no final do mesmo e foi bem-sucedido. A moeda de troca usada na ocasião foi a Rupia indiana, moeda oficial da Índia.

Na época, a instituição aproveitou o período em que a Ripple e Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA) ofereceram um programa piloto para as instituições financeira do país.

Até mesmo o Banco Central fez a parceria. O intuito era construir um sistema de pagamentos transfronteiriços instantâneos em um blockchain entre bancos nacionais da região.

Publicidade

No entanto, não há notícia recente sobre atividade conjunta da estatal com a Ripple, mas a empresa tem fechado várias parcerias a longo do projeto RippleNet.

A empresa tem parceria com um dos maiores bancos em ativos dos Estados Unidos, o PNC Bank, que firmou parceria com a rede descentralizada no ano passado.

O banco, além de estar entre os 10 maiores dos Estados Unidos, é o quinto maior em número de agências e o 4º em número de caixas eletrônicos.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Talvez você queira ler
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Senado aprova projeto de lei que cria imposto para criptomoedas mantidas em corretoras fora do Brasil

Alíquota de 15% faz parte de um plano mais amplo de tributar fundos exclusivos e offshores de brasileiros mantidos no exterior
bitcoin core

Fundos de criptomoedas registram as maiores entradas de capital desde o rali do Bitcoin em 2021

Fundos de investimento em criptomoedas receberam as maiores injeções de dinheiro em 10 semanas desde o último rali de outubro de 2021
Imagem da matéria: Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

O Tesouro dos EUA proibiu o uso do mixer Sinbad, sucessor do Blender, afirmando que serviço era usado por hackers norte-coreanos
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

BlackRock já recebeu US$ 100 mil em investimento inicial no seu ETF de Bitcoin à vista

O investimento inicial será usado para a criação de unidades do ETF, que depois serão vendidas para os clientes finais