Fachada da sede do Banco Central do Brasil
Foto: Shutterstock

Nesta segunda-feira (11), o Banco Central dará detalhes sobre como vai desempenhar seu papel de órgão regulador do mercado de criptomoedas. As informações serão dadas às 14h durante o programa LIVE BC por Antonio Marcos Guimarães, consultor no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central. O conteúdo será transmitido no canal oficial de YouTube da entidade e poderá ser acompanhado aqui:

No dia 14 de junho deste ano, o Banco Central foi escolhido pelo Poder Executivo como o órgão regulador do mercado de criptomoedas no Brasil. O Decreto 11.563 publicado no Diário Oficial da União foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto. 

Publicidade

O decreto estabelece que o Banco Central irá regular a prestação de serviços com criptomoedas (chamadas de “ativos virtuais” no texto) e terá o poder de autorizar quem pode atuar no mercado. O BC também tem o poder para supervisionar o funcionamento do setor. 

Por enquanto, o Banco Central ainda não estabeleceu o conjunto de regras que o setor deverá adotar. Logo após o decreto ter sido publicado, Campos Neto disse em um evento público que o BC está pronto para assumir o papel.

Campos Neto, no entanto, ressaltou que “globalmente os Bancos Centrais ainda estão em fase de aprendizagem” e que ainda um longo caminho regulatório terá que ser percorrido.

“Acho que temos um trabalho amplo para ser feito. Esse PL é um marco inicial, falamos de como regular as corretoras. Temos ainda um caminho bastante longo para percorrer em termos de regulação de criptomoedas”, disse ele na ocasião.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda solana com grafico no fundo

VanEck prevê quanto a Solana valerá no final do ano

Com a estimativa da gestora, a capitalização mercado da SOL poderia chegar a US$ 250 bilhões — mais que o dobro do atual
Imagem da matéria: Microsoft revela chip quântico alimentado por um "novo estado da matéria"

Microsoft revela chip quântico alimentado por um “novo estado da matéria”

O processador Majorana 1 da Microsoft usa supercondutividade topológica para potencialmente escalar a computação quântica para 1 milhão de qubits
moeda de solana em frente a logo da ftx

Trader se engana e envia R$ 2,2 milhões em Solana para falida FTX

Após perceber o erro, cliente da extinta exchange foi informado de que precisaria de uma ordem judicial para recuperar os fundos
Imagem da matéria: "Deus é Muito Bom": Investidores podem adquirir tokens de música interpretada por Luan Santana

“Deus é Muito Bom”: Investidores podem adquirir tokens de música interpretada por Luan Santana

A oferta é disponibilizada pelo MB, que vem democratizando investimentos no setor musical por meio da tecnologia blockchain