Fachada da sede do Banco Central do Brasil
Foto: Shutterstock

Nesta segunda-feira (11), o Banco Central dará detalhes sobre como vai desempenhar seu papel de órgão regulador do mercado de criptomoedas. As informações serão dadas às 14h durante o programa LIVE BC por Antonio Marcos Guimarães, consultor no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central. O conteúdo será transmitido no canal oficial de YouTube da entidade e poderá ser acompanhado aqui:

No dia 14 de junho deste ano, o Banco Central foi escolhido pelo Poder Executivo como o órgão regulador do mercado de criptomoedas no Brasil. O Decreto 11.563 publicado no Diário Oficial da União foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto. 

Publicidade

O decreto estabelece que o Banco Central irá regular a prestação de serviços com criptomoedas (chamadas de “ativos virtuais” no texto) e terá o poder de autorizar quem pode atuar no mercado. O BC também tem o poder para supervisionar o funcionamento do setor. 

Por enquanto, o Banco Central ainda não estabeleceu o conjunto de regras que o setor deverá adotar. Logo após o decreto ter sido publicado, Campos Neto disse em um evento público que o BC está pronto para assumir o papel.

Campos Neto, no entanto, ressaltou que “globalmente os Bancos Centrais ainda estão em fase de aprendizagem” e que ainda um longo caminho regulatório terá que ser percorrido.

“Acho que temos um trabalho amplo para ser feito. Esse PL é um marco inicial, falamos de como regular as corretoras. Temos ainda um caminho bastante longo para percorrer em termos de regulação de criptomoedas”, disse ele na ocasião.

You May Also Like
Mãos humanas e robótica tocam as pontas dos dedos

Manhã Cripto: Tokens de IA disparam, Ethereum (ETH) supera os US$ 3 mil e Justiça libera extradição no caso Terra

Traders aceleram as compras de tokens relacionados à tecnologia de inteligência artificial, com destaque para o SingularityNET  e Fetch.ai
ilustração de airdrop

Protoloco DeFi de NFTs anuncia airdrop para Ethereum, Solana e Bitcoin

O airdrop de 3 milhões de ARCD, do Arcade, beneficiará os detentores de certas coleções de NFTs Ethereum e Solana e Bitcoin Ordinals
Imagem da matéria: "Dinheiro grátis": os airdrops mais populares do momento

“Dinheiro grátis”: os airdrops mais populares do momento

Aqui está a lista dos maiores airdrops futuros, de Starknet a Pixels, Wormhole, Blast e muito mais
Imagem da matéria: Coinbase volta a ter lucro e ações disparam 11% em NY

Coinbase volta a ter lucro e ações disparam 11% em NY

A Coinbase teve lucro de US$ 273,4 milhões no quarto trimestre de 2023, graças à maior receita de juros obtida em suas reservas de stablecoin e outros produtos