Imagem da matéria: Banco Central da Nigéria pede que bancos fechem contas de dois traders de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Nigéria (CBN) emitiu na última quarta-feira (03) uma circular para os bancos do país solicitando o fechamento de contas de duas pessoas suspeitas de transacionar criptomoedas para lavagem de dinheiro, segundo publicação do Peoples Gazette (PG) no domingo (07).

De acordo com o site, os alvos são Nnamdi Francis Okereke e Nwaorgu Kingsley Chibuzor, ambos ligados à uma empresa chamada TVS Hallmark Service Limited, alvo também da ação. Além de suspender as contas, o órgão central pediu o bloqueio dos fundos, ressalta o PG que compartilhou um trecho do documento assinado pelo  Diretor de Supervisão Bancária, JY Mammanand.

Publicidade

Em um dos trechos da circular, o CBN afirma que se “se envolver em negociação de criptomoeda” viola uma circular emitida em fevereiro deste ano que proíbe tais operações no país. Na ocasião, o argumento usado na ocasião foi que o novo mercado era uma ameaça ao sistema financeiro nacional.

Moeda digital da Nigéria

Do outro lado das criptomoedas está a moeda oficial Naira Digital, lançada no fim do mês passado. Trata-se de uma moeda na modalidade CBDC (Moeda Digital do Banco Central), cujo modelo já é objeto de estudo de vários bancos centrais, como Brasil por exemplo.

O caso da Nigéria é semelhante ao da China. Apesar de ter saído na frente, o governo chinês ainda não lançou oficialmente seu yuan digital (e-CNY). Ou seja, inibe-se a criptoeconomia para dar espaço a uma CBDC.

No que diz respeito à adoção do Bitcoin pelos nigerianos, a maior das criptomoedas começou a ganhar o olhar mais apurado da população no ano passado em meio a uma desvalorização contínua do Naira perante a inflação.

Publicidade

Em resumo, desde que a população nigeriana começou a intensificar a adoção do Bitcoin como uma alternativa contra a inflação, o CBN passou a tomar medidas para tentar conter o hype.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Investidor diz ter perdido US$ 1 milhão em ataque hacker na Binance

Investidor diz ter perdido US$ 1 milhão em ataque hacker na Binance

Investidor alega que, mesmo sem as senhas, hackers invadiram sua conta na Binance; exchange diz não ter culpa e que problema foi um plug-in malicioso
Logotipo OKX ao fundo tela trading

OKX diz que contas de usuário foram drenadas com roubo de identidade

A exchange OKX disse que está colaborando com as autoridades e que o roubo não tem relação com o uso do Google Authenticator ou verificação por SMS
Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV

Argentina recebe pedido de registro de 35 exchanges de criptomoedas; saiba quais são

Quem não se cadastrou na Comissão Nacional de Valores Mobiliários até a última terça-feira (3) não poderá operar com criptomoedas no país
Imagem da matéria: IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

CEO da ERCOT, que controla a rede elétrica do Texas, disse que nos próximos seis anos a capacidade do estado vai precisar praticamente dobrar