Imagem da matéria: Banco central da China está pronto para lançar criptomoeda apoiada pelo governo
Imagem: Shutterstock

A China está pronta para lançar uma criptomoeda apoiada pelo governo, segundo declaração de Mu Changchun, vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco do Povo da China (PBOC), publicou a Reuters na segunda-feira (12).

Segundo a reportagem, Changchun fez o comentário durante um fórum realizado no sábado em Heilongjiang, cidade na região norte do país.

Publicidade

Até então, havia pouca informação sobre uma criptomoeda soberana chinesa. Agora, com a afirmação de Changchun, fica mais claro o que realmente quer as autoridades financeiras chinesas.

Ele disse que a emissão da moeda digital dependerá de um sistema de “dois níveis”, no qual tanto o banco central quanto as instituições financeiras serão emissores legítimos, escreveu a Reuters.

Disse, também, que a nova criptomoeda não vai depender apenas da tecnologia blockchain, por ela ainda não ser capaz de suportar um volume de transação num país como China.

De acordo com Changchun, o protótipo do CBDC já está completo rodando em um back-end de infraestrutura blockchain com algumas pequenas modificações.

Publicidade

CBDC é a sigla para ‘Central Bank Digital Currency’, que traduzido significa ‘Moeda Digital do Banco Central’, um termo adotado para conceituar uma criptoativo emitido por um banco central de um Estado.

Projeto de criptomoeda tem cinco anos

Desde 2014 o banco central da China tem trabalhado em uma criptomoeda própria, quando montou uma equipe de pesquisa em focada em reduzir custos de circulação do papel-moeda tradicional, diz a reportagem.

No entanto, o assunto começou a ter destaque após o anúncio de lançamento da Libra, criptomoeda do Facebook, supostamente do tipo stablecoin (moeda estável).

Anunciada para 2020, o projeto, liderado pela Libra Association, promete dar condições a pessoas não bancarizadas transacionarem valores em nível global por meio do aplicativo ‘Calibra’.

Publicidade

No final de junho, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil recebeu da Libra Association um pedido de registro da marca Libra no Brasil.

De acordo com o documento, a empresa pretende oferecer produtos atrelados a criptomoedas, como cartão de crédito, gestão, compra e venda, além de um programa que cria tokens para serem trocados por dinheiro.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
Imagem da matéria: Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do "Rei do Bitcoin"

Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do “Rei do Bitcoin”

Nova operação da Polícia Federal visando fraudes no portos do Paraná revelou uma curiosa ligação entre o irmão do Roberto Requião e um dos maiores piramideiros do Brasil
HANDS, memecoin, mãos, rug pull,

Criador de memecoin disse que não tinha mãos, então não conseguiria “puxar o tapete” — ele mentiu

“NoHandsNoRug”, o criador da memecoin HANDS, disse que não aplicaria um rug pull. Adivinha o que aconteceu em seguida?
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%