Imagem da matéria: Banco Central do Brasil vai lançar sistema para pagamentos instantâneos em 2020
(Foto: Shutterstock)

O Banco Central do Brasil vai lançar um sistema para pagamentos instantâneos mais barato e que vai dispensar o uso de maquininhas pelos comerciantes, reportou o Valor Econômico.

A notícia foi dada pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, durante sua participação em um evento promovido pela B3 e Eurasia Group, em São Paulo, na última sexta-feira (26).

Publicidade

O encontro serviu para um debate sobre os riscos políticos no mundo hoje e como o Brasil se insere nesse novo contexto.

Implantação do sistema foi antecipada

A previsão era de implantar o meio de pagamento em 2020 e passar a operá-lo de forma ampla a partir de 2021.

No entanto, após uma reunião com sua equipe um dia antes do evento, Campos Neto disse que decidiu acelerar o cronograma e o sistema vai passar a funcionar em 2020, reportou o Valor Econômico.

Segundo o jornal, o BC havia montado um grupo de trabalho para definir todos os requisitos necessários para a implantação do novo sistema. A elaboração foi finalizada no fim do ano passado e agora a próxima fase será a de execução.

Publicidade

Sistema dispensa maquininhas

De acordo com a reportagem, o pagamento instantâneo do BC, cuja liquidação se dará em tempo real, vai representar uma alternativa mais barata para os comerciantes.

O maiores beneficiados serão os micro e pequenos empreendedores, pois a alternativa vai dispensar o uso das maquininhas.

Desta forma, os valores transacionados vão ser creditados na conta do comerciante em tempo real, independentemente de dia e hora da transação.

O sistema vai funcionar via QR Code, um código que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

Suporte para todo o país

Conforme a publicação, o BC planeja criar e operar uma infraestrutura que fará a liquidação dos pagamentos eletrônicos em tempo real em todo o país.

Publicidade

Sendo assim, o novo meio de pagamento vai permitir a transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e governo sem restrição de dia e horário.

“No sistema atual, não há liquidação de transferências fora do horário comercial. No novo sistema, o BC pretende que toda a transação seja concluída em, no máximo, 20 segundos, concluiu a reportagem.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda
Close na mão de candidato preenche gabarito com lápis preto

Novo concurso do BNDES pede conhecimento em criptomoedas e blockchain; Salário é de R$ 20,9 mil

São 900 vagas para vários cargos, incluindo cadastro de reserva e cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência
Com troféu na mão, Jonas Spritzer Amar Jaimovick posa para foto

Criador da pirâmide JJ Invest reaparece pedindo mais dinheiro a suas vítimas

Entre as vítimas da JJ Invest estão o jogador Zico e o ator Sérgio Mallandro
piramide financeira criptomoedas

MP denuncia quatro envolvidos na pirâmide financeira do “Príncipe do Bitcoin” 

Por meio da A.C. Consultoria, os golpistas causaram prejuízo de R$ 234.600 a vários investidores de Campos dos Goytacazes