O Banco Central do Brasil deu uma rasteira no projeto de pagamentos via WhatsApp lançado na semana passada e determinou na tarde desta terça-feira (23) que a Visa e a Mastercard suspendessem o início das atividades com o aplicativo do Facebook.
As duas gigantes de cartão de crédito deverão cessar “imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas”, diz a nota divulgada pela assessoria de comunicação do BC.
Conforme a autoridade monetária, a decisão foi motivada para preservar a competição e assegurar o funcionamento do mercado.
“A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”, diz o BC. Entre os riscos, quase um recado ao Facebook, é a menção à privacidade dos dados.
Caso as empresas descumpram a determinação, Visa e Mastercard estarão sujeitas à multa e processo administrativo sancionador.
PIX x Facebook Pay
O anúncio chega em um momento em que o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, vem disputando as atenções com o sistema desenvolvido pelo Facebook.
Diversos analistas do mercado de meios de pagamentos notaram a semelhança nas intenções dos dois sistemas, que é facilitar e reduzir os custos de transações financeiras.
O PIX promete revolucionar o mercado brasileiro a partir de 16 de novembro, quando entrará em operação.
De acordo com o Banco Central, 980 instituições que fizeram a solicitação, entre bancos, fintechs, cooperativas de crédito e outras empresas.