Imagem da matéria: Banco Central ameaça multar Visa e Mastercard se iniciarem atividades no WhatsApp Pay
Foto: Shutterstock

O Banco Central do Brasil deu uma rasteira no projeto de pagamentos via WhatsApp lançado na semana passada e determinou na tarde desta terça-feira (23) que a Visa e a Mastercard suspendessem o início das atividades com o aplicativo do Facebook.

As duas gigantes de cartão de crédito deverão cessar “imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas”, diz a nota divulgada pela assessoria de comunicação do BC.

Publicidade

Conforme a autoridade monetária, a decisão foi motivada para preservar a competição e assegurar o funcionamento do mercado.

“A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”, diz o BC. Entre os riscos, quase um recado ao Facebook, é a menção à privacidade dos dados.

Caso as empresas descumpram a determinação, Visa e Mastercard estarão sujeitas à multa e processo administrativo sancionador.

PIX x Facebook Pay

O anúncio chega em um momento em que o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, vem disputando as atenções com o sistema desenvolvido pelo Facebook.

Diversos analistas do mercado de meios de pagamentos notaram a semelhança nas intenções dos dois sistemas, que é facilitar e reduzir os custos de transações financeiras.

O PIX promete revolucionar o mercado brasileiro a partir de 16 de novembro, quando entrará em operação.

De acordo com o Banco Central, 980 instituições que fizeram a solicitação, entre bancos, fintechs, cooperativas de crédito e outras empresas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Indonésia suspende World, projeto de escaneamento ocular de Sam Altman

Anúncio oficial alegou que a subsidiária indonésia que opera a World no país não estava devidamente registrada junto ao governo local
montagem de holograma simulando blockchain em meio a plantação

Tether adquire 70% de gigante do agronegócio que opera no Brasil, Argentina e Uruguai

A iniciativa pode ser parte da ambição da Tether de tokenizar ativos do mundo real através do seu serviço Hadron
Imagem da matéria: Ator do The O.C. revela documentário sobre cripto: “Todos estão mentindo para você por dinheiro”

Ator do The O.C. revela documentário sobre cripto: “Todos estão mentindo para você por dinheiro”

O ator Ben McKenzie estreia como diretor com documentário que visa expor o lado sombio do mundo cripto
ex binance changpeng cz zhao durante entrevista para rug radio

Ex-CEO da Binance busca perdão de Trump após meses na prisão

CZ ficou quatro meses preso após admitir crimes de lavagem de dinheiro e violação de sanções enquanto liderava a Binance